As prefeituras vinculadas a Associação dos Municípios da Região Serrana (Amures), estão sendo tema de uma das maiores feiras escolares da Serra Catarinense. A Acrologia, que iniciou na noite de segunda-feira, no Centro de Educação Profissionalizante (Cedup) Industrial de Lages, termina na quarta-feira e envolve mais de mil alunos em pelo menos 122 projetos.
A Acrologia, que significa estudo das causas primeiras, está na segunda edição e tem como tema este ano, a Escola Cidadã. Os alunos do ensino fundamentais têm como foco atividades ligadas às profissões e o ensino médio, o ramo das empresas e entidades prestadoras de serviços.
Segundo a professora, Leila Hasse Furtado, integrante da equipe de coordenação, o nível dos trabalhos é surpreendente. “Os alunos estão dando o melhor de si e se percebe que a qualidade dos projetos é de alto nível%u201D, observou. A proposta da feira é integralizar os alunos ao cotidiano, aos desafios e a competitividade do mundo moderno. Além de estimular os estudantes à busca de novos conhecimentos e pesquisas nas diferentes áreas do conhecimento humano.
Dentre os melhores trabalhos, o da Amures, montado por uma equipe de nove alunos do 3ª Ano – VI, concorrerão à premiação a ser estipulada pela comissão organizadora. Para a aluna Amanda Machado Varela, está sendo muito bom trabalhar as vocações econômicas, sociais e culturais dos municípios. %u201CAqui mostramos os projetos que estão beneficiando os municípios. Ajudando o desenvolvimento sustentado da região%u201D, disse.
O que deixa o grupo de alunos satisfeito, é a receptividade dos visitantes, pois são inúmeras as indagações sobre os potenciais dos municípios. Entre os fortes concorrentes aos melhores trabalhos, o estande montado pelos alunos do 3° Ano VI, detalha de forma objetiva como está alicerçada a economia da Serra Catarinense.