Você está visualizando atualmente Consórcio discute melhor atuação

Consórcio discute melhor atuação

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Sem categoria

 


Secretários municipais de Saúde e técnicos dos 18 municípios trocaram informações sobre o aperfeiçoamento dos serviços para a comunidade.


 


Equipes das secretarias municipais de Saúde das prefeituras abrangidas pela Associação dos Municípios da Região Serrana (Amures), estiveram reunidos sábado pela manhã para trocar informações com vistas ao aperfeiçoamento dos serviços. O encontro coordenado pela equipe do Consórcio Intermunicipal de Saúde aconteceu no Map Hotel e focou principalmente as dificuldades que possuem os municípios em encaminhar seus pacientes tanto para Lages, quanto Florianópolis.


Sugestões e dicas de melhoramento dos serviços foram colhidas, assim como foram tiradas dúvidas no encontro que é realizado duas a três vezes por ano. Uma das problemáticas comum apontada pelos secretários de Saúde são pacientes que recebem consultas e exames através do Consórcio Intermunicipal de Saúde e acham que tem direito à medicação.


“Para equacionar esta questão recomendamos que as secretarias repassem para o Consórcio a lista de medicamentos disponíveis nos municípios para que os médicos ministrem preferencialmente os medicamentos que estão a disposição%u201D, observou a coordenadora do Consórcio, Nalú Terezinha Júlio. O encontro reuniu 65 profissionais da saúde. A tendência a partir de agora, é agilizar ainda mais os serviços em toda região serrana. Em média são realizados 20 mil procedimentos médicos por mês, via Consórcio de Saúde, entre consultas e exames.


A reciclagem de informações entre as equipes de saúde objetiva a humanização do atendimento. Tendo em vista este avanço, foi convidado para proferir palestra motivacional, o advogado e conferencista Wilson Barros. Na avaliação da secretária de Saúde de Bocaina do Sul, Marta Gós, o treinamento foi fundamental para aparar arestas. %u201CO Consórcio é o braço direito da saúde nos municípios. Só para ter idéia, encaminhamos mês passado 68 consultas pelo Consórcio. Pelo Sus, apenas seis consultas%u201D, compara Marta Gós.


Não diferente, o secretário de Saúde de Otacílio Costa, Carlos Antônio Schnaider, classificou o serviço do Consórcio, como único na região. %u201CPelo Consórcio, nós os 18 municípios somos uma equipe só. Todos nos conhecemos e buscamos trocar informações para melhorar ainda mais os serviços%u201D, afirmou. Em média, Otacílio Costa encaminha por mês, entre 250 e 300 procedimentos via Consórcio de Saúde. Pelo Sus, menos de 30 procedimentos do gênero são realizados mensalmente.