Técnicos participam de curso de capacitação

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Sem categoria

 


Captar e disponibilizar adequadamente os dados das áreas de contabilidade, compras, licitação e de informações de pessoal. Foram as tratativas do treinamento realizado semana passada (quinta e sexta-feira), com contadores, profissionais responsáveis pelas contratações, dispensas de pessoal e controladores internos e técnicos das prefeituras da Serra Catarinense. Organizado numa parceria da empresa Betha e Associação dos Municípios da Região Serrana (Amures), o curso aconteceu num dos laboratórios da Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac).


Por determinação legal do Tribunal de Contas do Estado, as informações do setor contábil e de pessoal das prefeituras têm de estar acessíveis dentro de um sistema interligado com o Tribunal. De acordo com Walter Manfrói, membro do colegiado de contadores da Amures, há muitas mudanças legais que devem ser absorvidas pelos técnicos das prefeituras.  Segundo ele, a maioria das novas administrações desconhece a realidade legal e isso vem gerado dificuldades administrativas aos prefeitos. Corrigir estas falhas passa ser a missão dos técnicos que participaram do curso.


Os treinamentos dos quadros técnicos das prefeituras têm sido uma constante nos últimos meses. Justamente para corrigir distorções como a contratação irregular de funcionários. “Hoje, não se pode mais admitir pessoal sem informar ao Tribunal de Contas. E para resolver os problemas gerados nos primeiros nove meses de administração, teremos apenas 15 dias para adequar à nova realidade”, revelou Manfrói. O problema maior é o cadastro de pessoal que foi concebido de forma errônea. Na grande maioria dos casos foram feitos de forma manual, quando teriam de ser feito de forma eletrônica.


Os municípios que não se adequarem às novas exigências do Tribunal, poderão ser duramente penalizados. Novos treinamentos deverão acontecer pela Amures, como forma de preparar a equipe técnica das prefeituras para os desafios e exigências legais.