Você está visualizando atualmente Reunião avaliará projeto do Terminal de Calcário

Reunião avaliará projeto do Terminal de Calcário

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Sem categoria

Os secretários municipais de Agricultura dos municípios da região Serrana participam nesta quarta-feira, a partir das 14 horas, no auditório da Epagri, de reunião para avaliar o andamento do projeto do Terminal Regional de Calcário. O início da execução do projeto depende apenas de um posicionamento favorável da América Latina Logística (ALL), concessionária da rede ferroviária federal e da empresa que fornecerá o calcário, a Terra Rica, do Paraná. Durante a reunião os secretários conhecerão também a estrutura do laboratório de Biotecnologia e discutirão a capacidade de produção de mudas para os municípios.


O encaminhamento da implantação do Terminal Regional de Calcário vem sendo intensificado nos últimos dias. Uma das preocupações do presidente do Fórum de Secretários municipais de Agricultura (Forsema), Newton Borges da Costa Júnior, é com o estabelecimento de critérios para que o calcário esteja disponível a todos os municípios abrangidos pelo programa. “O calcário chegará na região pela ALL. Mas a construção do barracão de Terminal de Calcário será feita empresa Terra Rica, fornecedora do produto. Nós garantimos a compra. É esta questão que aguardamos ter um posicionamento”, explicou o presidente do Forsema.


O projeto do Terminal de Calcário está sendo viabilizado numa parceria da Associação dos Municípios da Região Serrana (Amures), Secretarias de Desenvolvimento Regional de Lages, São Joaquim e de Curitibanos, será implantado na localidade de Bandeirinhas, em Correia Pinto. O local já foi vistoriado por técnicos e aprovado. Indispensável na correção de solo, o calcário é considerado essencial para aumentar a produtividade agrícola e reduzir o Ph, que determina a acidez dos solos.


 


O levantamento topográfico da área onde se pretende executar o projeto foi realizado pela equipe de engenharia da Amures. Segundo um levantamento preliminar o calcário chegará na região com preço entre R$ 31,00 e R$ 32,00 a tonelada. Dependendo do desenrolar das tratativas nos próximos dias, na próxima safra os produtores rurais já poderão contar com calcário mais barato e abundante para as lavouras.


 


Os secretários de agricultura conhecerão ainda hoje, a estrutura do laboratório de Biotecnologia. Quais seus benefícios e de que forma poderão obter a multiplicação de mudas livre de viroses para aumentar a produtividade nos municípios. Todos os secretários de Agricultura confirmaram presença na reunião.