Você está visualizando atualmente Oficina orienta sobre plano diretor

Oficina orienta sobre plano diretor

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Sem categoria

O Núcleo Estadual da Campanha do Plano Diretor Participativo do Ministério das Cidades, iniciou nesta quinta-feira, uma oficina regional de multiplicadores com vistas a discutir a nova metodologia das ações com visas a implantar uma cultura política com ética nas cidades. A proposta consiste ainda, na criação de cidades mais sustentáveis, mais prudentes e democráticas. Representantes de vários municípios da Serra Catarinense integram as discussões que se estenderão até final da tarde desta sexta-feira, na Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac).


Em todo estado haverá seis oficinas macrorregionais. Já foram realizadas ações do gênero em Florianópolis, Joinville, em Criciúma. Agora a oficina de multiplicadores acontece em Lages, abrangendo a totalidade dos municípios. Segundo informou o coordenador estadual da campanha, Leonardo Pessina, em todo País o orçamento participativo está sendo discutido através dos núcleos de mobilização. “A prioridade é capacitar multiplicadores para implementação dos planos diretores nos municípios. Até outubro de 2006 os municípios com mais de 20 mil habitantes são obrigados a elaborar um novo plano diretor de acordo com a Lei que institui a nova política urbana dos municípios”, afirmou.


Durante a oficina são abordadas temáticas relacionadas à construção do pacto social, novos paradigmas da política urbana, Estatuto das Cidades, gestão democrática das cidades e dentre outros assuntos implantação e monitoramento do Plano Diretor Participativo.