Celular não disponível em 43% das prefeituras

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Sem categoria

Falar ao celular é ato comum nas grandes metrópoles. Mas nos pequenos municípios, isso ainda não é realidade. A sexta edição do Atlas Brasileiro de Telecomunicações 2006, divulgado pela revista Teletime, aponta que 43% dos municípios possuem apenas serviço de telefonia fixa. Além do celular, os serviços de banda larga e TV a cabo não existem em 2.427 cidades, somente via satélite.


O estudo, que cruza informações da Agência Nacional de Telecomunicação (Anatel) e operadoras, foi realizado em todos os municípios com mais de 24 mil habitantes, que representam um total de 145,2 milhões de habitantes, equivalente a 80% da população brasileira. O objetivo é montar um panorama da cobertura dos serviços de telecomunicação no País.


A prefeita do município catarinense Treviso, Lúcia de Lurdes Cimolin da Silva, reclama da não cobertura do serviço de telefonia móvel na cidade, localizada a 130 Km da capital.. “As operadoras afirmam que o município é pequeno, mas como podemos investir em turismo sem os visitantes poderem receber ligações em seus celulares%u201D, questiona. De acordo com o Censo Demográfico do IBGE (2000), a população total do município é de 3.200 de habitantes.


Internet


Houve uma evolução no número de municípios com cobertura banda larga. Em 2003 eram 251 municípios com acesso a Internet de alta velocidade, em 2004 o número foi para  1,17 mil e em 2005 para 1,6 mil. Mas os municípios podem optar pelo uso da tecnologia de satélites, que possibilita também o acesso rápido à Internet. A área de atendimento do satélite chega a 99,8 % do território nacional.


Agência CNM/AMURES