O prefeito de Governador Celso Ramos, Anísio Anatólio Soares, foi eleito presidente da Federação Catarinense de Municípios (Fecam). A assembléia que conduziu a escolha do novo dirigente da entidade aconteceu ontem, no Hotel Cambirela, em Florianópolis. Soares encabeçou chapa de consenso e a votação foi por aclamação. Ele substituirá o prefeito de Concórdia, Neodi Saretta, que estava à frente da federação. Logo após a votação, a nova Diretoria Executiva e o Conselho Fiscal foram empossados. A primeira medida foi aprovar seis projetos prioritários para o mandato de um ano.
“Vamos investir em projetos de desenvolvimento tecnológico e de inclusão digital dos servidores públicos. Desta forma, o servidor terá acesso às novas tecnologias”, destacou Soares. Os seis projetos são: ampliação da força política do municipalismo, consultoria especializada as associações de municípios, planos e projetos de desenvolvimento tecnológico, gestão da informação, escola de gestão pública municipal e programa de gestão pública de qualidade. Participaram da Assembléia 80 pessoas entre prefeitos e secretários executivos das associações regionais.
A nova diretoria terá como prioridade, por exemplo, a luta dos municípios para aumentar de 22,5% para 23,5% o repasse do Fundo de Participação Municipal (FPM). Com o Governo do Estado, o novo presidente quer ampliar o valor do repasse do transporte escolar. Também pretende dar continuidade às parcerias na capacitação de agentes políticos e servidores públicos, através da Escola de Gestão Pública Municipal, com o Tribunal de Contas, Conselho Regional de Contabilidade, Confederação Nacional de Municípios e Ministério Público.
“Queremos fortalecer a Fecam como entidade democrática, transparente e autônoma, com independência dos governos estadual e federal” destacou Soares, que cumprirá mandato de um ano. Ficou definido também que haverá rodízio de partido e de região do estado na composição das próximas gestões.
Nova composição da diretoria:
Presidente: Anísio Anatólio Soares
1° Vice-presidente: Neodi Saretta
2° Vice-presidente: Dávio Leu
3° Vice-Presidente: José Milton Scheffer
1° Secretário: Jair José Farias
2° Secretário: Saulo Sperotto