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Secretários e técnicos participam de capacitação

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Especialista da área de gestão de recursos humanos, o professor e consultor português José da Costa Dantas, realizou durante a manhã desta terça-feira (11/04), uma palestra motivacional intitulada “Gestão Pública por Competência”. Secretários de Saúde, técnicos e coordenadores das unidades de saúde de toda região participaram do evento, no auditório da Associação dos Municípios da Região Serrana (Amures).


Idealizado pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde (Cis), a palestra motivacional estabeleceu um conceito de competência e excelência voltado para o cliente, denominado paciente. “Os recursos são sempre escassos e o gestor tem de otimizar os recursos disponíveis em prol de uma gestão pública. Na prática tem de pensar organização de fora para dentro e não de dentro para fora”, descreveu o palestrante.


Acima da questão tecnológica, está o relacionamento humano, o olhar e o humanismo no trato, segundo declarou José Dantas. Para ele, humanização é um caminho e humanismo é uma meta a ser seguida. O que procurou evidenciar o palestrante é que o cliente das unidades de saúde tem de ser tratados como se fossem irmãos ou amigos e não apenas mais um que estava na fila de espera.


A coordenadora do Consórcio de Saúde, Nalú Terezinha Júlio, explicou que o objetivo do evento foi oportunizar aos gestores da saúde o conhecimento de novas formas de gerenciamento dos serviços. Inclusive está sendo viabilizado um intercâmbio com profissionais da área da saúde, de Portugal, para conhecer como são realizados os procedimentos daquele país. “Portugal possui um gerenciamento de saúde que é referência no mundo”, afirmou Nalú Júlio.


A proposta é levar os secretários de saúde para uma missão naquele País. Um projeto foi encaminhado ao Ministério da Saúde e assim que houver a liberação de recursos será definido o roteiro pela Europa. Há pelo menos cinco anos o Consócio de Saúde vem trabalhando nos 18 municípios a humanização dos procedimentos. E como revelou Nalú Júlio, ainda há muito por se fazer neste setor para se obter a qualidade e a excelência do atendimento.