Você está visualizando atualmente Tribunal orienta gestores municipais

Tribunal orienta gestores municipais

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Sem categoria

Prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, assessores jurídicos, secretários municipais e técnicos das prefeituras abrangidas pela Associação dos Municípios da Região Serrana (Amures), estão participando do IX Ciclo de Estudos de Controle Público da Administração Municipal, em Lages. Organizado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), o evento se estende até esta quarta-feira (26), no Centro de Ciências Jurídicas (CCJ), da Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac).


A abertura dos trabalhos feita pelo Conselheiro Corregedor do Tribunal de Contas, Wilson Van Dall que lembrou que no passado o Tribunal desempenhava uma função mais punitiva. “Hoje, o Tribunal vai de encontro aos municípios para orientar e esclarecer os gestores no sentido de se realizar um trabalho pedagógico. O intuito é cometer o menor número possível de erros”, explicou. Com o advento da Lei de Responsabilidade Fiscal, os municípios estão conseguindo manter o equilíbrio fiscal e fazendo com que os administradores empreguem melhores os recursos públicos.


Os índices que mais preocupam o Tribunal de Contas são os recursos destinados à Educação e Saúde. “Para um prefeito errar hoje, tem de se esforçar, porque o Tribunal tem serviço de atendimento e orientação direta. Apesar disso ainda temos pareceres que apontam irregularidades, no que se refere principalmente aos itens constitucionais. Como os 25% dos recursos da Educação e os 15% da Saúde”, exemplificou Van Dall.


Nesses dois dias em que a equipe do Tribunal de Contas permanecerá em Lages, será demonstrada a importância da responsabilidade na gestão fiscal para evitar a ocorrência de irregularidades relacionadas ao planejamento e à execução orçamentária e financeira dos municípios. Os agentes políticos e administradores municipais serão orientados ainda, sobre a necessidade de incrementar a receita própria e de serem adotados mecanismos modernos e adequados para a sua arrecadação.


 


Programação:





































































1º DIA


 



Horário



Tema


 



8h30min



Abertura


 



9 horas



“Câmaras Municipais: as múltiplas atribuições do vereador e as possibilidades de interação com o TCE/SC”.


 



9h45min



Debate


 



10h30min



“Apontamentos sobre o sistema jurídico de responsabilidade dos agentes públicos e a responsabilidade civil do Estado”.


 



11h15min



Debate


 



13h30min



“Plano de cargos e vencimentos; regime estatutário e celetista; admissões, aposentadorias e pensões; estruturação dos processos de aposentadorias e pensões e apreciação pelo TCE/SC”.


 



14h15min



Debate


 



14h45min



“Controle Interno no âmbito municipal: efetivo funcionamento e atuação do TCE/SC”.


 



15h30min



Debate


 



16h15min



“Contas Públicas: equilíbrio orçamentário e financeiro; receitas próprias e dívida ativa; e regimes de contabilização das receitas e despesas”.


 



17 horas



Debate


 



17h30min



Esclarecimentos de dúvidas sobre a atuação do TCE/SC no controle externo dos municípios


 



2º DIA


 



Horário



Tema


 



8h30min



“Pregão presencial e eletrônico e registro de preços”.


 



9h15min



Debate


 



9h30min



“Contratação e execução de obras públicas e planta de valores”.


 



10h15min



Debate


 



11 horas



“Os novos critérios para apreciação das contas dos prefeitos e dos administradores: nova grade de restrições”.


 



11h45



Debate
Encerramento