Você está visualizando atualmente Consórcio de Saúde se torna referência

Consórcio de Saúde se torna referência

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Sem categoria

Depois de ser apresentado para prefeitos, secretários municipais de Saúde e convidados da região do Alto Vale do Itajaí (Amavi), o Consórcio Intermunicipal de Saúde (CIS), será exibido nesta quarta-feira, para lideranças do município de Ponte Alta. O órgão que é considerado o principal braço de atuação da Associação dos Municípios da Região Serrana (Amures), é presidido pelo prefeito de Otacílio Costa, Altamir José Paes e coordenado por Nalú Terezinha Júlio. Hoje, o Consórcio de Saúde atende a mais de 20 mil pessoas por mês, abrangendo 19 municípios da Serra Catarinense.


Acompanharam a explanação dos dirigentes do Consórcio de Saúde, sexta-feira passada em Mirim Doce, representantes dos municípios de Salete, Pouso Redondo, Rio do Sul, Lontras, Agrolândia Rio D´Oeste, Aurora e dentre outros Taió, totalizando mais de 50 pessoas de 28 municípios. “As indagações são em torno dos atendimentos, como são feitas às parcerias entre os municípios, como nasceu o Consórcio e seus limites de atuação. Na verdade os serviços do Consórcio não têm limite. Dependem logicamente das demandas da população, porque formulamos pacotes de serviços para baratear custos”, explica Nalú Júlio. No final da reunião ficou acordado um encontro de prefeitos e secretários municipais de Saúde daquela região com os colegiados da Amures, em data a ser definida.


Para o encontro de hoje, a partir das 14 horas, em Ponte Alta, será mostrado todos os serviços disponibilizados pelo Consórcio. Que vai desde consultas até exames especializados. Para as prefeituras, a redução de custos passa de 50% e para os pacientes o benefício é ainda maior. “E são atendidos sem enfrentar filas em curto espaço de tempo”, afirma a coordenadora do Consórcio de Saúde. A próxima meta do órgão é o reconhecimento dos serviços pelo Ministério da Saúde, o que baratearia ainda mais os custos aos pacientes e municípios. O parecer decisivo do reconhecimento deve sair até final de junho.