As prefeituras vinculadas a Associação dos Municípios da Região Serrana (Amures) paralisaram suas atividades parcialmente ou completamente durante este mês de julho. Em apenas seis dos 18 municípios foi mantido horário normal de expediente. Mas com uma série de contenções que vai da suspensão de serviços de obras não prioritárias, corte de diárias, horas extras, gratificações, telefonemas para celulares e dentre outras medidas, recesso escolar prolongado.
A meta dos prefeitos é recuperar o equilíbrio da execução orçamentária e financeira. O presidente da associação, Jair José Farias, prefeito de Bom Retiro está servindo de exemplo para os demais municípios. Adotou horário especial de expediente com atendimento no período da tarde. “Se não adotarmos estas medidas duras, comprometeremos o décimo terceiro salário dos servidores”, reconhece Jair Farias.
O impacto maior nestas duas semanas de julho será na área da saúde. O Consórcio Intermunicipal de Saúde ficará fechado de 15 e 29 de julho. O órgão é responsável por cerca de 20 mil procedimentos mensais de saúde aos municípios serranos.
Expediente das prefeituras da Amures
Município Horário Observação
Anita Garibaldi 8 às 12h especial
Bocaina do Sul fechada férias coletivas
Bom Jardim da Serra fechada especial
Bom Retiro 13 às 18h especial
Campo Belo do Sul 9 às 17h normal
Capão Alto 7 às 13h especial
Cerro Negro 13 às 17h especial
Correia Pinto 13 às 18h especial
Lages 8 às 18h normal
Otacílio Costa fechada férias coletivas
Painel 13 às 19h especial
Palmeira 13 às 19h especial
Ponte Alta 8 às 13h especial
Rio Rufino 13 às 17h especial
São Joaquim 9 às 17h normal
São José do Cerrito 8 às 12h especial
Urubici 12 às 19h normal
Urupema 8 às 17h normal