Dez municípios concentram 25% do PIB

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Sem categoria

Grande parcela da produção de riquezas no Brasil está concentrada em dez municípios, segundo estudo divulgado dia 13, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os números apresentados são de 2004 e apontam que esses municípios respondem por 25% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro.


O estudo aponta que foi mantida a concentração em relação à produção de riquezas no país: em 1999, sete municípios somavam os mesmos 25%. Manteve-se também o processo de perda de peso das capitais na economia, em detrimento dos demais municípios das suas regiões metropolitanas e daqueles fora dos grandes centros urbanos.


Entre os municípios que obtiveram maiores porcentagens no PIB nacional, destacam-se aqueles ligados ao setor industrial, principalmente à extração e refino de petróleo ou produção de gás natural. Os dez municípios que representavam 25% do PIB em 2004 eram: São Paulo (9,09%), Rio de Janeiro (4,19%), Brasília (2,46%), Manaus (1,68), Belo Horizonte (1,39%), Campos dos Goytacazes (1,21%), Curitiba (1,08%), Macaé (1,04%), Guarulhos (1,03%) e Duque de Caxias (1,02).


De 2003 para 2004, Manaus (AM) teve o maior ganho de participação no PIB brasileiro, enquanto São Paulo (SP) teve a maior perda, embora continue ocupando a liderança do ranking geral. No setor produtivo, Sorriso (MT) passou a ter a maior participação no valor adicionado da agropecuária. Rio de Janeiro perdeu posições no ranking da indústria para Campos dos Goytacazes (RJ) e Manaus (AM); Brasília (DF), destacou-se pelo avanço no setor de serviços.


 


Agência CNM/AMURES