Você está visualizando atualmente Caixa discute liberação de recursos às prefeituras

Caixa discute liberação de recursos às prefeituras

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Sem categoria

 

Estabelecer um nível de compreensão entre técnicos da Caixa Econômica Federal e as equipes de projetos das prefeituras. Foi o objetivo de uma oficina realizada nesta quinta-feira, no auditório da Associação dos Municípios da Região Serrana (Amures). Mais de 40 pessoas participaram das discussões que visam acelerar as liberações de recursos federais.
O primeiro encaminhamento dado foi que existem dificuldades tanto dos técnicos da Caixa quanto das prefeituras de cumprir as formalidades legais. "Quando a Caixa pensa que a prefeitura é burocrata e a prefeitura pensa que a Caixa é burocrata, passamos a nos comunicar de forma distanciada. A idéia é quebrar o gelo e agilizar as liberações de recursos sem tantas formalidades. De forma mais simplificada", disse o Gerente Regional da Superintendência da Caixa, Abdisio José de Liz.
Por conta do embaraço de comunicação técnica, alguns projetos acabam represados. Com isso a comunidade deixa de ser atendida no prazo inicialmente previsto. Há casos ainda de recursos que retornam ao governo federal por não ser aplicado em tempo hábil. Outros têm de ser postergado prazo para que as prefeituras possam efetivamente liberar os recursos junto à Caixa.
Para o presidente da Amures, Antônio Coelho Lopes Júnior, a parceria entre Caixa e prefeituras pode resultar em muitas conquistas à comunidade. "Sabemos que existem muitos recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (Pac), mas se não agilizar a parte burocrática, esses recursos não chegam na atividade fim, que é a população", comentou.
O gestor de projetos da prefeitura de Lages, Walter Manfrói, disse que o prefeito Renato Nunes de Oliveira estava preocupado nesta busca de alternativa para acelerar as liberações de recursos. "Se é difícil o prefeito conseguir incluir uma emenda para obter recursos. E está mais difícil ainda, liberar os recursos. Temos de aparar as arestas nos dois sentidos" opinou Manfrói.
Uma boa notícia dada na reunião é que a Caixa vai instalar junto a agência do Coral, um corpo técnico exclusivo para atender as prefeituras. Assim permitirá uma maior aproximação e entre os técnicos e gestores de projetos.