Você está visualizando atualmente Seis municípios podem aderir a Amures

Seis municípios podem aderir a Amures

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Sem categoria

Só em população podem ser incorporados quase 100 mil novos habitantes à região da Amures, caso seja firmada a parceria com seis novos municípios.

A Associação dos Municípios da Região Serrana (Amures) poderá ter a adesão de novos municípios em 2008. A primeira reunião para tratar do assunto aconteceu na segunda-feira (17/12), na sede da associação. O primeiro passo da parceria foi dado através do Consórcio Intermunicipal de Saúde. E a partir de janeiro os interessados passam a usar dos serviços do Consórcio.
A reunião para afinar as ações acontecerá com os Secretários Municipais de Saúde dos 18 municípios da Amures e mais os seis futuros integrantes, na segunda quinzena de janeiro. São eles: Ponte Alta do Norte, São Cristóvão do Sul, Curitibanos, Santa Cecília, Frei Rogério e Brunópolis.
De acordo com o prefeito de Ponte Alta do Norte, Laertes Antônio Borella, há uma maior afinidade econômica com a Serra Catarinense. "Nós procuramos a Amures para participar do Consórcio de Saúde e fortalecer a região como um todo. A intenção é consolidar esta idéia no início do ano", disse o prefeito.
Os futuros afiliados da Amures participam hoje, da Associação dos Municípios do Vale do Rio do Peixe (Amarp). Pela estrutura que encontraram na Amures é possível que passem a integrar a nova região. "Não posso falar pelos demais municípios, mas a conversação está evoluindo e vamos estreitar ainda mais o diálogo com a Amures", reiterou Laertes Borella.
A idéia inicial do grupo de dissidentes da Amarp seria fundar uma nova associação de municípios. Mas avaliam a possibilidade de migrar de forma conjunta para a Amures. Eles farão uma avaliação prévia e até inicio do ano decidem se vinculam ou não à nova associação.
Situada numa área de 16 mil quilômetros quadrados, a Amures abrange 17,04% do território catarinense. E ganhará com os novos filiados, além do incremento significativo de território, cerca de 100 mil novos habitantes. Mas, acima de tudo a força política da região seria reforçada.
Na avaliação do prefeito Laertes Borella, a união dos municípios é que proporcionará a conquista de novos espaços. "Município forte, população forte e atendimento melhorado", considerou. O sinal verde ou vermelho do grupo de prefeitos será dado antes da posse do novo presidente da Amures, Cláudio Ziliotto, até meados de fevereiro.
O presidente da Amures, Antônio Coelho Lopes Júnior, disse que não se pode frustrar expectativas. "Vamos buscar a melhor solução possível para a Amures e aos futuros aliados. Mas, depende antes de encaminhamentos com os prefeitos da nossa região", opinou.
Ele avalia a possibilidade dos novos filiados como uma demonstração de que a Amures está no caminho certo. "Se firmarmos essa parceria teremos maior representatividade política e força para brigar pelos pleitos regionais", reiterou.
A decisão final de abertura a novos integrantes sairá de assembléia dos prefeitos. Assim como na expansão de atendimento do Consórcio de Saúde. O assunto está na pauta e em discussão permanente pela diretoria da Amures.