Cerrito implanta exame do coração pela internet

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Sem categoria

OS PACIENTES de São José do Cerrito que necessitarem fazer um eletrocardiograma (um dos tipos mais comuns de exames do coração) não precisam mais se deslocar para Lages ou para outros grandes centros urbanos. Através da Telemedicina, um software especial de computador, aliado à internet, os exames serão feitos no próprio município e enviados à Universidade Federal de Santa Catarina. Os resultados serão repassados por especialistas ainda no mesmo dia ou no máximo no dia seguinte. O início de operações do serviço aconteceu na tarde desta segunda-feira (28/01), quando uma primeira paciente se submeteu ao exame.
Em menos de meia hora, a paciente havia se submetido à aparelhagem para a realização do exame e aguardava o resultado. "Isso facilita a vida das pessoas uma vez que o paciente não precisa se deslocar até Lages, o que demanda tempo, transporte através do serviço público e dinheiro para a realização do exame", explicou o Secretário Municipal de Saúde, Rui Ortiz Filho. "Em média, são pelo menos 50 pessoas por mês que precisam deste exame no Cerrito. Todos eles iam fazer no Consórcio de Saúde da Amures, em Lages. Mas, para isso, perdiam pelo menos meio dia, sem falar nos custos do transporte e do próprio exame. Agora o exame é feito aqui, sem custos", acrescentou.
A realização deste tipo de serviço só foi possível graças a uma parceria entre a Secretaria de Estado da Saúde com a UFSC. A Secretaria fornece o software e banca a logística do sistema, como instalação, treinamento das equipes e monitoramento. A UFSC, através do Hospital Universitário, participa com os médicos especialistas, que analisam os dados para a elaboração dos exames e posterior envio dos resultados pela internet aos municípios de origem. Em São José do Cerrito o sistema foi instalado em uma sala que está localizada no Posto de Saúde da sede, anexo à Secretaria Municipal de Saúde. Por enquanto, duas enfermeiras foram orientadas e treinadas para a realização dos exames, equipe que deverá ser incrementada se houver necessidade.
Além de São José do Cerrito, esse tipo de serviço encontra-se disponível há algum tempo em Anita Garibaldi, Curitibanos e Urubici. E os municípios de Capão Alto, Painel e Cerro Negro estarão interligados a partir desta semana.