A PARTIR de agora, os municípios podem dar início ao projeto de criação do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), que reunirão profissionais de diversas áreas no atendimento à população local, de acordo com o Ministério da Saúde (MS). Os núcleos integram o Mais Saúde, plano estratégico de saúde lançado em dezembro do ano passado e que contém ações para a ampliação da assistência e qualificação do Sistema Único de Saúde até 2011.
Os Nasfs vão ampliar o número de profissionais vinculados às equipes do Saúde da Família (SF) e reunirão profissionais das mais variadas áreas como médicos, professores de educação física, nutricionistas, acupunturistas, homeopatas, farmacêuticos, assistentes sociais, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, psicólogos e terapeutas ocupacionais. Esses profissionais atuarão em parceria com as equipes do Saúde da Família.
O objetivo dos núcleos, segundo o ministério, é ampliar as ações da atenção básica, complementando o trabalho das equipes do SF. O núcleo pode ser instituído de dois tipos: Nasf 1 e Nasf 2.
Equipe
O Nasf 1 deve ter, no mínimo, cinco profissionais de diferentes áreas. Cada núcleo deverá estar vinculado a, no mínimo, oito e, no máximo, vinte equipes do SF. O Nasf 2 deve ter, no mínimo, três profissionais de diferentes áreas, estar vinculado a pelo menos três equipes do SF e só pode ser implementado um núcleo por município. O município precisa ter densidade populacional abaixo de dez habitantes por quilômetro quadrado, de acordo com os dados do IBGE de 2007.
Excepcionalmente, em municípios da região Norte com até 100 mil habitantes, o Nasf 1 poderá estar vinculado a, no mínimo, cinco equipes do SF. Cada Nasf 1 implementado receberá do Ministério da Saúde R$ 20 mil mensais para a manutenção.
Fonte: MS/Amures