Você está visualizando atualmente Contadores são orientados sobre movimento econômico

Contadores são orientados sobre movimento econômico

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Sem categoria

 

     NUMA parceria da Amures e o Sindicato dos Contabilistas de Lages (Sindicont) foi realizado nesta quinta-feira (28), um encontro regional com o objetivo de orientar sobre a importância do movimento econômico. Com isso se busca incrementar o retorno do ICMS.
O presidente do Sindicont, Ademir Vicente Coelho, disse que, quando a empresa não declara corretamente, quem perde são os municípios que arrecadam menos. Ele observou que até um código preenchido errado pode não gerar o crédito ao município.
O secretário Executivo da Amures, Gilsoni Albino, explicou que o problema não é a evasão fiscal, mas erros de procedimentos. "O resultado econômico de cada empresa, vai compor a riqueza do município. E quanto maior a riqueza, maior a participação no bolo do ICMS. Daí a importância das declarações", salienta.
Por conta dessa orientação foram recuperados ano passado, mais de R$ 280 milhões de valor adicionado. O que reverteu em quase R$ 8 milhões de ganho de ICMS aos municípios da Amures. Essas recuperações vêm acontecendo todo ano e a tendência é diminuir o montante do valor adicionado que estava fora dos cálculos do Estado.
Para esclarecer os contabilistas foi convidado este ano o técnico de administração tributária, da Secretaria de Estado da Fazenda, Ari Prisch. Ele elogiou a iniciativa da associação e dos contabilistas que são pioneiros nesta mobilização. E disse que a declaração do imposto é a base do cálculo do valor adicionado.
"A automatização do processo tributário é a grande novidade. Não pode falhar na declaração porque toda informação é cruzada", observou. O evento reuniu ao menos 100 contabilistas de todos os municípios da região da Amures.