A ASSOCIAÇÃO dos Municípios da Região Serrana (Amures) vai iniciar nos próximos dias a coleta de sugestões para contribuir com o Código Ambiental de Santa Catarina, que tramita desde segunda-feira, nas comissões da Assembléia Legislativa. A decisão foi tomada em Assembléia dos prefeitos, quarta-feira (26), no auditório da associação onde participou também a secretária de Desenvolvimento Regional de São Joaquim, Solange Scortegagna Pagani.
O presidente da Amures, prefeito de Correia Pinto Cláudio Roberto Ziliotto fez um apelo para que os municípios dêem contribuições que possam enriquecer ainda mais o Código Ambiental. O propósito é incluir possíveis ações que provoquem o desenvolvimento sustentável da Serra Catarinense. "Criamos na Amures uma Assessoria Ambiental para ajudar os municípios a pensar as questões ambientais. As propostas levantadas podem ser enviadas através dos deputados", disse Cláudio Ziliotto.
O prefeito de Bom Jardim da Serra, Rivaldo Macari, foi nomeado coordenador da Assessoria Ambiental. E chamou a atenção para o que considera grave que é o conflito de competências, entre os órgãos estaduais e federais. E citou como exemplo o caso de um ex-ministro que possui terras em Bom Jardim da Serra e foi notificado por implantar reflorestamento.
"A Fatma autorizou o reflorestamento. Mas o Ibama, o Instituto Chico Mendes e a Polícia Ambiental multaram o proprietário rural. Isso é fato e temos de buscar um equilíbrio para evitar esses conflitos", lamentou Macari. Ele foi indicado para a comissão por ser advogado e já ter atuado como Promotor de Justiça.
A Secretária Regional de São Joaquim Solange Pagani, disse que os prefeitos terão daquela secretaria total apoio. Ela fez convite para o Seminário de Fruticultura, mês que vem em São Joaquim com a presença da ministra do Turismo Marta Suplicy.