Você está visualizando atualmente Governador encampa proposta contra Refúgio da Vida Silvestre

Governador encampa proposta contra Refúgio da Vida Silvestre

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Sem categoria

 

Caravana de prefeitos e lideranças catarinenses e gaúchas irão a Brasília para encontro com novo Ministro do Meio Ambiente

     O GOVERNADOR Luiz Henrique da Silveira declarou, quinta-feira à noite em solenidade no auditório do Map Hotel, seu apoio incondicional à proposta dos prefeitos da região serrana, que são contra a unidade de proteção integral Refúgio da Vida Silvestre do rio Pelotas e dos Campos de Cima da Serra.
O posicionamento foi anunciado em evento da Associação dos Municípios, onde foi entregue ao governador o título de Honra ao Mérito Municipalista da Região Serrana de Santa Catarina. Participaram do ato os senadores Raimundo Colombo e Neuto de Conto, o deputado federal Fernando Coruja, o secretário de Estado da Agricultura, Antônio Ceron, o presidente da SC-Gás, Ivan Ranzolin e autoridades diversas.
Luiz Henrique fez um desabafo e disse que a criação do Refúgio Silvestre será a decretação do atraso, da fome, da miséria, do desemprego, da violência e da favelização dos municípios serranos e gaúchos atingidos pela unidade de conservação.
"Não queremos transpor as normas ambientais. Mas, não abrimos mão de uma ampla discussão. Nenhuma restrição à propriedade deve ser decretada com a democracia a não ser por lei do Congresso Nacional", defendeu. Ele classificou a proposta do Ministério do Meio Ambiente de autoritária e inconseqüente para com a economia e o aspecto social da Serra Catarinense.
Luiz Henrique fez um apelo aos senadores e deputados federais para agendar em duas semanas audiência com o novo ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc. E convocou os prefeitos, lideranças e envolvidos na discussão da unidade de proteção integral para juntos irem a Brasília. "Farei contato com Yeda Crusius, governadora do Rio Grande do Sul para mobilizar a bancada gaúcha e estar junto nesta audiência com o ministro do Meio Ambiente. Brasília tem de sentir que a sociedade não aceita receber decretos autoritários de cima para baixo", destacou.
Ao relacionar as várias obras do governo do Estado na região, o governador se disse um pouco decepcionado quando todo esforço feito pelo seu governo para desenvolver a Serra Catarinense está sendo ameaçado por um decreto que vai causar a paralisia economia e social. Agradeceu a homenagem da Amures e fincou bandeira contra a criação do Refúgio da Vida Silvestre, da forma como está sendo proposto.
O presidente da Associação, prefeito de Correia Pinto, Cláudio Ziliotto, determinou ao secretário Executivo Gilsoni Albino, a imediata mobilização da comitiva que irá à Brasília. "Nos sentimos fortalecidos com a acolhida do governador da nossa proposta e juntos com os prefeitos e lideranças do Rio Grande do Sul vamos marchar em direção ao Ministério do Meio Ambiente", comentou.
Da solenidade no Map Hotel, as autoridades foram para a abertura oficial da Festa Nacional do Pinhão, no parque de Exposições do Conta Dinheiro.