Você está visualizando atualmente Modelo do consórcio de Saúde será copiado

Modelo do consórcio de Saúde será copiado

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Sem categoria

 

     EM 1997 haviam três médicos e duas clínicas credenciadas para atendimento pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde da Amures. Hoje, são 73 profissionais da saúde e 34 clínicas. Os números são referência no Estado e motivaram vinda a Lages nesta segunda-feira (07/07), de profissionais de saúde de todas as regiões para conhecer como funciona o sistema.
O treinamento aconteceu na sede da associação dos municípios sob a orientação da coordenadora Nalú Terezinha Júlio. Segundo ela, foi demonstrado cada passo para a consolidação de um Consórcio de Saúde. "A idéia foi reunir profissionais de saúde de todas as regiões para trocar informações e conhecer como foi conseguido o credenciamento do Consórcio de Saúde da Amures", explicou.
Demonstrando que o objetivo principal do consórcio é o atendimento das demandas dos municípios, Nalu Júlio falou também da Programação Pactuada Integrada (PPI). Participaram do encontro secretários de saúde, coordenadores, enfermeiras, profissionais do controle e avaliação e gerentes de saúde.
Dentre os municípios com representante estavam Pinheiro Preto, Blumenau, Jaraguá do Sul, Joinville, Florianópolis, Canoinhas e Rio do Sul. O secretário Executivo da Amures Gilsoni Albino enfatizou que só com o esforço e parceria dos prefeitos e secretários de saúde é que está sendo possível avançar com o consórcio. "A inclusão de novos serviços no consórcio acontece sempre com o aval dos prefeitos, pois a meta é atender o máximo possível de pessoas com o menor custo", observou Gilsoni Albino.
Desde o início do ano, mais quatro municípios passaram a ser atendidos pelo Consórcio de Saúde da Amures. São Ponte Alta do Norte, São Cristóvão do Sul, Santa Cecília e Frei Rogério que se incorporaram aos 19 municípios que já eram atendidos. Através do consórcio consultas e exames médicos são comprados com custo reduzido.