Você está visualizando atualmente Em curso da oitava Cavalgada dos Aparados da Serra

Em curso da oitava Cavalgada dos Aparados da Serra

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Sem categoria

Cavaleiros até de São Paulo integram o grupo que tem como destino Jaquirana no Rio Grande do Sul

     A MAIOR cavalgada de integração turística do Sul do Brasil iniciou domingo (13) partindo de Bom Jardim da Serra rumo a Jaquirana (RS). A Cavalgada dos Aparados da Serra chega a sua oitava edição e vai terminar só no próximo domingo, depois de percorridos 310 quilômetros. Este ano o evento reuniu pouco mais de 200 cavaleiros e contou com a presença da senadora Ideli Salvatti (PT), que desejou boa viagem aos participantes na saí­da, no parque de Exposições Gasparino do Amaral Velho.
Conhecida em todo Brasil, a Cavalgada dos Aparados da Serra atrai participantes de regiões como São Paulo, Belo Horizonte, Paraná, Mato Grosso e principalmente do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. "Todos somos amantes da natureza e do cavalo. Neste percurso iremos unir os dois extremos da Serra Catarinense e a Serra Gaúcha. Passaremos sem dúvidas por algumas das mais belas paisagens do País", disse o coordenador da cavalgada, Álvaro José do Amaral.
Ano passado a cavalgada atraiu 323 participantes. Este ano os organizadores limitaram as inscrições para evitar atraso nos percursos. "Já estamos pensando inclusive em fazer duas edições por ano da Aparados da Serra, para contemplar os que não puderam estar aqui hoje", explicou Álvaro do Amaral.
Nos oito dias de viagem sobre o lombo de cavalos e mulas, homens, mulheres, crianças e até pessoas de idade bem avançada desafiam os próprios limites físicos, percorrendo campos, matas, coxilhas e margeando os maiores cânnions do Brasil.
A cavalgada possui estrutura quase que independente. De geradores de energia elétrica para os pousos em pontos estratégicos até banheiros móveis. "As fazendas não podem mais comportar uma cavalgada desse tamanho. Mas os fazendeiros abrem as porteiras e nos acolhem", afirma Álvaro do Amaral.
O prefeito de Bom Jardim da Serra, Rivaldo Macari e o vice, Hilton Luiz Machado deram o sinal de partida à cavalgada às 9 horas.
"É um orgulho para nós recebermos tantos cavaleiros que empunham uma bandeira comum que é o desenvolvimento do turismo e a integração das Serras Catarinense e Gaúcha", comentou o prefeito. Ele se mostrou grato à senadora que liberou R$ 2 milhões para iniciar as obras de pavimentação entre Bom Jardim da Serra e São José dos Ausentes.
No primeiro dia de viagem, os cavaleiros margearam o Cânnion do Funil e o Cânnion das Laranjeiras, na costa da Serra do Rio do Rastro. E pernoitaram na fazenda de Jorge Rodrigues, em Bom Jardim da Serra. Hoje pela manhã os cavaleiros continuam a jornada e almoçam nos Aparados da Serra, sem contar com a equipe de apoio, por não haver condições de rodagem para veículos.
À noite estarão na fenda Pulpito, de Maria Barbosa e na terça-feira chegam em solo de São José dos Ausentes. Eles passarão também por Cambará do Sul e na chegada em Jaquirana serão recebidos por autoridades e tradicionalistas para uma grande confraternização.