DISCUSSÃO e análise dos projetos em parceria entre sociedade civil e instituições governamentais. Foi o objetivo do Seminário Territorial Agroecologia realizado quarta-feira no Centro de Formação Católica, da Diocese de Lages. O evento reuniu ao menos 200 produtores rurais de toda Serra Catarinense.
Dentre as entidades presentes estavam representantes da Conab, dos municípios, do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc). Os projetos da rede de Agroecologia que visam o fortalecimento da agricultura familiar foram apresentados dentro de uma perspectiva de ampliação para 2009.
Segundo o agrônomo e coordenador da Agroecologia na região, Natal Magnanti, uma das preocupações é manter o programa as ações com a Conab e estar atento à nova política de alimentação escolar. "Junto ao MDA vamos discutir o zoneamento territorial e nesta arena de discussões vamos repensar o novo e o fortalecimento da agroecologia", frisou Natal Magnanti.
Representando o Ministério do Desenvolvimento Agrário, Lidiane Camargo, disse que a agroecologia faz parte da diretriz do ministério e que o governo federal destinou mais de R$ 5 milhões para a agroecologia em todo Estado. Hoje, a agroecologia trabalha com todos os produtos agrícolas, de hortaliças a grãos e frutas, entre estas kiwi, caqui, maçã e amora. O custo maior da atividade está na mão-de-obra, já que exige uso maior que na agricultura convencional. Em contrapartida a despesa com insumos é menor e a qualidade dos produtos é melhor.
Já o retorno financeiro, de acordo com Natal Magnanti vem melhorando, pois em alguns casos os produtos da agroecologia já são vendidos até para regiões como Brasília. "Temos em torno de 40 instituições vinculadas e cerca de 700 famílias trabalhando com agroecologia. Já somos responsáveis por uma comercialização da ordem de R$ 1,5 milhão e devemos alcançar os R$ 3 milhão nos próximos dois anos", prevê.
O sistema cooperado da rede Agroecologia já conta com 400 associados e realiza sete feiras semanais. Fora as vendas diretas.