Você está visualizando atualmente Seminário mobilizou profissionais do jornalismo

Seminário mobilizou profissionais do jornalismo

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Sem categoria

 

     AO MENOS 120 pessoas entre acadêmicos, jornalistas, professores e convidados participaram sábado, do Primeiro Seminário de Jornalismo da Serra Catarinense em Anita Garibaldi. O evento no Centro de Educação Ambiental Casa de Barro, iniciou pela manhã com palestra do assessor Jurídico da Amures, Nelson Serpa e terminou com uma visita à represa da usina hidrelétrica de Barra Grande.
Organizado pelo acadêmico de Jornalismo Sérgio Pinheiro, o seminário objetivou a integração, a troca de informações e o fortalecimento da atividade jornalística na região. "Em todos os sentidos foram superadas as expectativas. A participação foi maciça, o tempo colaborou e o nível das palestras surpreendente. E, sem dúvidas ficou um gostinho de quero mais. Uma segunda edição já está sendo pensada em parceria com a Amures", comentou Sérgio Pinheiro.
Na primeira exposição o jurista Nelson Serpa discorreu sobre o papel do jornalista, limitações e as implicações legais. E recomendou que o profissional da comunicação tem de trabalhar dentro do conceito da Suprema Corte Americana. "O direito da liberdade de expressão não é restrito à nossa Constituição. A pessoa pública pode ter sua vida devassada. No exercício da prerrogativa da sua função, o jornalista tem que ter apoio dos seus órgãos de classe para fazer valer os seus direitos", disse.
Serpa responde à inúmeras perguntas de jornalistas e esclareceu que fatos públicos tem de ser noticiados com responsabilidade e transparência. Já os professores José Luiz Arruda e Olivete Salmória, que palestraram sobre o Jornalismo Regional procuraram evidenciar a necessidade de um jornalismo empreendedor.
"Não se concebe mais que as universidades formem jornalistas apenas para ser mão-de-obra. Tem de formar jornalistas empreendedores, que busquem o novo e construam uma nova realidade que não seja a da servidão", defendeu Olivete Salmória. Durante a tarde, o palestrante foi o empresário Roberto Amaral que discorreu sobre a TV Digital e também respondeu a perguntas dos participantes.
O prefeito Rui Duarte enfatizou o orgulho de sediar o evento. "As portas de nosso município estarão sempre abertas para estas discussões que engrandecem e projetam a região. Somos parceiros e defendemos a proposta de um jornalismo sério e voltado à comunidade", frisou. No final da tarde o prefeito conduziu os convidados na visita ao lago da usina Barra Grande para fotos no mirante de uma das mais belas paisagens da Serra Catarinense.