Você está visualizando atualmente Controle Interno ganha prioridade em final de mandato

Controle Interno ganha prioridade em final de mandato

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Sem categoria

 

     CONTADORES, controladores internos, secretários municipais de finanças e recursos humanos participaram na sexta-feira, no Laboratório de Capacitação Tecnológica da Amures, de treinamento sobre Planejamento de Gestão Pública. O evento foi aberto pelo presidente da associação, prefeito de Bocaina do Sul, Osni Flávio de Oliveira.
Ele enfatizou a necessidade de capacitar os técnicos das prefeituras. E descreveu: "são atividades consideradas como o coração da administração pública e merecem atenção especial no desempenho de suas funções".
Ele destacou que, os governantes municipais são cíclicos, mas os técnicos permanentes em suas funções. A coordenadora do Fórum de Contadores e Controladores Internos da Região da Amures, Neiva Deinani Moretti, disse que o treinamento em parceria com a Betha serve para tirar dúvidas e esclarecer aos técnicos sobre as mudanças legais e de informatização. A partir da implantação do novo sistema, as prefeituras passam a ter maior controle das previsões de receitas e despesas e se planejam dentro do que preconiza a Lei de Responsabilidade Fiscal.
Ela adiantou que, dia 17 de outubro será realizado um planejamento aberto à todos os municípios sobre Controle Interno. "O tema de abordagem será o Controle Interno focado em final de mandato", revelou. A proposta é preparar os gestores para o fechamento das finanças e questões legais em dezembro, quando se renovam as administrações. Está confirmada para o evento a presença da um palestrante especialista em controle interno.
Neiva Moretti lembra que a troca de informações entre os contadores e controladores, tem sido fundamental no aperfeiçoamento das atividades públicas. "O sistema de informatização Planejamento apresentado pela Betha é empregado num determinado período do ano. Mas sua extensão é para os doze meses e nos permite trabalhar com uma margem menor de erro", afirmou.
Um técnico da Betha orientou os representantes dos municípios e demonstrou como se darão as mudanças de sistema de contabilidade até 2010. Na região todos os municípios estão se adequando às mudanças e a nova realidade de controle interno.