RELAÇÃO interpessoal, clima organizacional e motivação. São fatores que influenciam o cumprimento de metas e a execução de programas dentro de uma instituição. Tudo isso, porque a empresa constitui o ambiente dentro do qual as pessoas trabalham e vivem as maiores partes de suas vidas, ou seja, um bom ambiente de trabalho e uma equipe motivada podem alcançar bons resultados. Nesse contexto, a Federação Catarinense de Municípis (Fecam) realizou na quinta (25) e sexta-feira (26), a Oficina de Qualificação e Relacionamento Interpessoal, em Rio dos Cedros. O presidente da federação, Dávio Leu, prefeito de Massaranduba coordenou o evento.
Durante dois dias, a equipe técnica da Federação e os secretários executivos das associações de municípios discutiram as principais dificuldades, conflitos e problemas enfrentados no relacionamento institucional com os municípios, Fecam, associações e instituições e conheceram ferramentas de relacionamento interpessoal, liderança e de motivação.
O consultor em planejamento da Fecam, Valério Turnes, foi o mediador da mesa-redonda, onde cada secretário executivo relatou as suas principais dificuldades no relacionamento institucional. Eles fizeram mapeamento de obstáculos vivenciados na rotina de trabalho. As soluções foram propostas pelos próprios secretários executivos e colaboradores da federação.
No segundo dia, o palestrante Acácio Moraes Garcia apresentou a importância da boa comunicação, da atitude correta, a força de um elogio e a transformação de problemas em soluções. Ele é diretor do Instituto Motivacional de Criatividade e Expressão Verbal. Especialista em Desenvolvimento Gerencial, Recursos Humanos, Psico-Pedagogia, Escola Superior da Magistratura e Gestão de Marketing.
Segundo o presidente da Fecam, é importante que a equipe técnica de cada associação, bem como a da Fecam esteja motivada e comprometida com os projetos das instituições, visto que no próximo ano, tanto a Federação, quanto as associações de municípios terão papel fundamental na orientação dos novos gestores.
"Sabemos a importância de qualificar os colaboradores das instituições e da Fecam, para que no seu dia-a-dia possam assegurar um bom ambiente de trabalho e uma equipe motivada e comprometida com as causas municipalistas. É uma oportunidade de aperfeiçoar nossa atuação, que com certeza, refletirá em bons projetos voltados aos municípios", disse.