Estudo divulga perfil da composição partidária após as eleições

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Sem categoria

 

     ESTUDO divulgado pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) comprovou que o percentual de sucesso na reeleição nas eleições municipais de 2008, com os resultados do primeiro turno, foi de 66%, exatamente como o estudo anterior da CNM havia previsto. Os dados consolidados a partir das últimas informações divulgadas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), nesta segunda-feira, 27 de outubro. Após apuração do segundo turno a tendência se manteve.
O estudo apontou que esta eleição alcançou a maior taxa de reeleição desde 2000, ano em que houve a primeira reeleição para prefeitos. Das 3.435 candidatos, 1.168 não se reelegeram e cinco municípios ainda enfrentam problemas na definição dos gestores eleitos.
De acordo com o estudo, o PMDB foi o partido que obteve maior quantidade de votos validos, com 22% ou 12,4 milhões, e conquistou 1201 prefeituras. Apesar de ter conquistado o segundo lugar em quantidade de votos válidos, com 15,2% ou 8,5 milhões, o PT ficou com o terceiro lugar em quantidade de prefeituras com apenas 559 prefeituras. O PTB conquistou 414 prefeituras, o PDT 347, o PR 382 e o PSB ficou com 311. Entre os menores partidos, o PPS conquistou 130 prefeitos e o PV conseguiu eleger 76 prefeitos.
Os partidos considerados maiores que são: PMDB, PT, PSDB e DEM obtiveram mais de 50% do total de votos válidos nestas eleições.

Cenário

Para a próxima legislatura 40,77% dos prefeitos estarão à frente de suas cidades pela 2º vez, indicando que suas primeiras administrações foram aceitas pelas comunidades. O total de prefeitos em primeiro mandato na legislatura seguinte será de 3.292.

Agência: CNM/AMURES


Estudo completo no arquivo abaixo.