Domingo, 16 de Novembro de 2008
CORTESIA COM CHAPÉU ALHEIO
“A região serrana tem uma situação que merece e precisa ser observada de forma diferenciada. Pela sua condição geográfica e populacional, esta região tem dificuldade maior de transporte escolar que outras regiões”.
A declaração ai acima, é do secretário de Estado da Educação, Paulo Bauer. Ele sabe que o valor repassado pelo seu governo aos municípios da região é desproporcional à necessidade. Que existe distorção e que algo precisa ser feito. Já é um bom começo.
Só que Bauer está esperando para ver como outros Estados estão trabalhando esse desequilíbrio. Ao descer do helicóptero e se encontrar com a prefeita Marga Góss, o secretário respondeu a perguntas de jornalistas.
E jogou a “batata-quente” no colo da Federação Catarinense de Municípios (Fecam). “É preciso primeiro que todos os municípios queiram e concordem com esta diferenciação, já que liberar recursos em favor de uma região significa liberar menos recursos para as outras”.
Em outras palavras Bauer respondeu. Não tem dinheiro. Só se refizer a divisão do bolo. Então, esqueçam senhores prefeitos eleitos, que terá dinheiro novo para o transporte escolar.
A afirmação de Bauer que pretende ser candidato a deputado federal em 2010, pode levar os prefeitos a fazer um movimento pelo não transporte dos alunos da rede estadual. A realidade continua sendo aquela do “papagaio come milho e o periquito leva a fama”.