Você está visualizando atualmente AMURES engajada no auxílio às vítimas das enchentes

AMURES engajada no auxílio às vítimas das enchentes

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Sem categoria

 

O PRESIDENTE da Associação dos Municípios da Região Serrana (AMURES), Osni Flávio de Oliveira está recomendando aos prefeitos da Serra Catarinense empenho no auxílio dos municípios atingidos pelas enchentes em Santa Catarina.
Osni Flávio pede ainda, que os organismos como Defesa Civil fiquem em alerta máximo para qualquer eventualidade, pois a previsão é de mais chuva em todo Estado.
Uma reunião nesta segunda-feira (24/11), às 15h30min na Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR) vai definir estratégias de ação para auxiliar os municípios castigados pelas enchentes. A proposta é realizar um trabalho integrado com arrecadação de donativos em todos os municípios.
De Lages 20 homens da Policia Militar foram deslocados neste domingo para auxiliar o resgate de vítimas no Norte de Santa Catarina.
São dois sargentos e 18 soldados alunos. Do Corpo de Bombeiros mais 22 homens estão de prontidão e outros 26 de Rio do Sul, aguardando ordem do 5° Batalhão em Lages. Até a manhã desta segunda-feira 33 vítimas estavam confirmadas. Em Jaraguá do Sul, um deslizamento de terra matou quatro pessoas na madrugada de hoje. Há informações de que onze pessoas possam estará soterradas em Jaraguá do Sul.
A 48ª edição dos Jogos Abertos foi cancela, em razão das cidades-sedes apresentarem estado de calamidade pública. Em quase 50 anos de JASC, somente uma vez a competição não foi realizada. Foi em 1983, em função também de enchentes.
Em Blumenau a situação é uma das piores. Foi decretada calamidade pública e dez óbitos estão confirmados ate agora. Mais da cidade está sem energia elétrica.
Até a manhã desta segunda-feira a Defesa Civil do Estado tinha registrado 19.841 desalojados e desabrigados, sendo 12.484 desabrigados e 7.357 desalojados. São trinta e três mortes confirmadas e mais 1.500.000 afetados. Quatro municípios isolados (Rio dos Cedros, Pomerode, Itapoa e Benedito Novo).

VITIMAS FATAIS

Brusque: 01
Garuva: 01
Gaspar: 01
Blumenau: 10
Jaragua do Sul: 07
Pomerode: 01
Bom Jardim da Serra: 01
Luiz Alves: 04
Rancho Queimados: 02
Ilhota: 05
T O T A L: 33


SITUAÇÃO POR MUNICÍPIO AFETADO:

Águas Mornas: Deslizamentos – SC-431, km 10 interditado e na BR-282, Km 31 interditado.
Araranguá: Município de sobre aviso devido ao nível do Rio Araranguá.
Antônio Carlos: Em virtude da chuvas há vários alagamentos e deslizamento de terra, 04 localidades isoladas e sem energia elétrica, 1 residência destruída e levada pelo rio e 05 famílias desalojadas.
Balneário Camboriú: Rio no Limite – Hospital Santa Inês atingido por desmoronamento de barranco, em duas alas e na cozinha. Os pacientes foram removidos para outros setores do próprio hospital. 17 desalojados.
Benedito Novo: Deslizamentos/Alagamentos/Queda de barreiras. 32 desabrigados, 12 desalojados. sem abastecimento de água e com problema parcial na energia elétrica, município isolado.
Biguaçu: Deslizamentos/Alagamentos. 50 desabrigados.
Bom Jardim da Serra: Acidente de trânsito no dia 22 nov às 23:00h veículo veio a cair no rio, vindo a óbito Cristina B. dos Santos, 21 anos.
Blumenau: Deslizamentos e alagamentos. 500 desalojados e 75 desabrigados. 10 mortes soterramento. O prefeito João Paulo Kleinübing, que acompanha todos os trabalhos, esteve pessoalmente em vários abrigos acionados para onde estão sendo encaminhadas as pessoas atingidas pelas águas.
A TBG Gás, informa que abastecimento de gás esta interrompindo do município de Guaramirim até Rio Grande do Sul, devido a ruptura de tubo de gás da TBG entre Luiz Alves e Blumenau.
150 mil pessoas estão sem energia elétrica. 10 óbitos.