Experiências municipais dão destaque para educação em 2008

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Sem categoria

 

     DEZ MUNICÍPIOS brasileiros têm motivos para comemorar suas iniciativas educacionais neste ano. Em dezembro, durante o 2º Seminário de Experiências Inovadoras em Gestão Educacional, em Brasília, representantes do Ministério da Educação (MEC) e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) premiaram os dez melhores projetos educacionais de 2008, vencedores do 2º Prêmio de Inovação em Gestão Educacional.
O prêmio é uma iniciativa do MEC e do Inep, em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Os projetos vencedores foram desenvolvidos pelos municípios de Novo Hamburgo (RS), Passo Fundo (RS), Pompéia (SP), Santos (SP), Sobral (CE), Itaiçaba (CE), Petrolina (PE), São Pedro dos Crentes (MA), Dourados (MS) e Castanhal (PA). A partir de 2009, cada município receberá a quantia de R$ 100 mil para ser empregada no desenvolvimento, na ampliação e na avaliação das iniciativas premiadas.

Qualidade e quantidade

O presidente do Inep, Reynaldo Fernandes, destacou a qualidade das experiências e elogiou o trabalho da comissão julgadora. "Dado o expressivo número de experiências participantes da segunda edição do Prêmio Inovação, 230 no total, temos que ressaltar o trabalho de quem teve a incumbência de escolher as dez melhores." Fernandes destacou, ainda, a participação dos municípios no sistema descentralizado de educação adotado no país.
Segundo ele, nesse sistema, os municípios realizam as suas próprias experiências e colhem os resultados desses projetos. "Mas, para que o sistema funcione bem, dois elementos são decisivos: em primeiro lugar, a avaliação e, em seguida, a divulgação dessas experiências para que outros municípios possam conhecer e adaptar as experiências às suas realidades", concluiu. A secretária da Educação Básica do MEC, Maria do Pilar Lacerda, também ressaltou a necessidade de se dar visibilidade às experiências vencedoras, "para que os demais municípios brasileiros possam saber o que o Brasil faz de bom na educação básica".

Histórico

O Prêmio Inovação em Gestão Educacional é realizado a cada dois anos e tem como objetivo divulgar as experiências que ajudam a atingir as metas do Plano Nacional de Educação (PNE) e do Compromisso Todos pela Educação. Os trabalhos premiados passam a integrar o Banco de Experiências do Laboratório de Experiências Inovadoras em Gestão Educacional.
As experiências cadastradas podem ser acessadas na página eletrônica do Inep. O Ministério da Educação acredita que essas iniciativas servem de inspiração para dirigentes educacionais na elaboração de políticas de gerenciamento de sistemas e têm por finalidade elevar a qualidade da educação básica.

Fonte: Inep/MEC/AMURES