Você está visualizando atualmente Seminário incentiva turismo em pequenas propriedades

Seminário incentiva turismo em pequenas propriedades

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Sem categoria

 

     NUMA AÇÃO conjunta da prefeitura de São José do Cerrito, Secretaria Regional de Lages e Santur, aconteceu na quinta-feira, o primeiro Seminário de Turismo voltado a agricultura familiar. A proposta objetiva fomentar os pequenos negócios em torno do turismo e gerar no interior alternativas de renda, baseada na atividade rural. Ao menos cem pessoas participaram do evento, no Clube 25 de Julho.
O que explicou o prefeito José Maria Branco é que o município vive um momento pós asfaltamento da BR-282. "O que tínhamos antes era uma realidade. Agora as oportunidades são outras e passam a todo momento pela rodovia. E o desafio é segurar o viajante que passa pelo municípios", disse.
O Secretário Regional, Osvaldo Uncini declarou que os potenciais do município são latentes. Só precisam ser lapidados. "Há inúmeras fontes financiadoras deste tipo de projeto, com prazo longo, juro baixo e carência. Só temos de fazer nossa parte e ser empreendedor. Os técnicos do Estado e das universidades são parceiros dos municípios", afirmou.
Os participantes do seminário foram recepcionados com almoço típico a base de frango caipira e polenta. E acompanharam palestras de projetos como Acolhida na Colônia, questões ambientais e depoimentos de um produtor de fumo que transformou a estufa em pousada rural.
O prefeito lembrou que a Cooperativa de Crédito local, a Credicaru, começou com poucos produtores. Hoje tem quase cinco mil sócios e se tornou a maior cooperativa do gênero na região. E sugere que o caminho e o empenho no turismo, seja o mesmo que o da cooperativa há dez anos.

Frango caipira

Polenta, frango caipira, arroz e salada. É com essa simplicidade que São José do Cerrito quer construir sua história dentro do turismo. No seminário de quinta-feira, o prefeito convidou o secretário Regional Osvaldo Uncini e o diretor da SDR, Juarez Matos para experimentar o cardápio. Todos repetiram o prato. A empolgação foi tamanha, que o prefeito estuda a possibilidade de realizar a Festa do Frango Caipira. Uma ação de incentivo ao turismo e renda às pequenas propriedades.