Você está visualizando atualmente Capacitação objetiva a liberação de recursos federais

Capacitação objetiva a liberação de recursos federais

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Sem categoria

 

     A EQUIPE técnica responsável por convênios e contratos da Caixa Econômica Federal com as prefeituras participam nesta quarta e quinta-feira de capacitação com vistas a agilizar os processos de liberação de recursos junto ao governo federal. Os gestores municipais serão certificados à partir de agora, o que garante acesso à Universidade Caixa, que funciona no modelo de ensino a distância, onde os estudantes são treinados e especializados para atuar nos diferentes programas que são interligados ao governo federal.
O gerente regional da Caixa, Wanderley Lopes Gomes, declarou que o objetivo da capacitação é fazer com que os projetos e convênios tenham mais celeridade. É que na grande maioria das vezes, a demora da liberação de recursos via Caixa decorre do desconhecimento técnico de quem encaminha as documentações. Com isso, os prefeitos esperam evitar que recursos que estão na Caixa retornem ao governo federal por falta de agilização das etapas legais de cada convênio.
O prefeito de Campo Belo do Sul, Firmino Branco representou o presidente da Amures, Renato Nunes de Oliveira na abertura da capacitação que acontece no Map Hotel. E enfatizou que os municípios da Serra Catarinense carecem de recursos federais e estaduais. "Principalmente neste momento em que atravessamos um longo período de estiagem e nossa economia foi duramente castigada. Daí a importância dessa capacitação para que estejamos habilitados para agilizar recursos de apoio e infra-estrutura dos municípios", disse.
Uma outra vertente da capacitação é mostrar aos gestores das prefeituras que há inúmeras fontes de recursos junto ao governo federal, mas que não são acionadas por falta de projetos. "É bom que os prefeitos saibam onde estão os recursos e como podem acessar o dinheiro. E que tipo de projeto tem de elaborar para cada convênio", explica Wanderley Gomes. Ele observa ainda, que nem sempre a liberação de recursos está condicionada a burocracia, mas na falta de capacitação dos profissionais das prefeituras.
Uma das linhas de financiamento que as prefeituras estão focadas é a do programa Minha Casa Minha Vida e durante a capacitação é orientado como agilizar os processos para que as casas cheguem efetivamente à população carente. O treinamento tem participação de gestores de várias municípios.