A SECRETARIA de Desenvolvimento Regional de São Joaquim lança nesta quarta-feira (24) o Projeto Lendo e Relendo nas escolas da rede pública estadual da região. O evento acontecerá a partir das 18 horas, na Casa da Cultura, em São Joaquim. Na mesma ocasião, será realizado o lançamento do DVD turístico "Serra Catarinense: um paraíso nas quatro estações".
O projeto, em parceria com o Correio Lageano, prevê a utilização do jornal como prática pedagógica diária, com ênfase na Educação Meio Ambiente, Empreendedorismo, Cultura e Esporte. O objetivo, segundo a gerente de Educação, Rita de Cássia Jesus, é fornecer à escola um recurso interdisciplinar e atualizado, ampliando a aprendizagem dos alunos e sua capacidade crítica, por meio do conhecimento e da reflexão acerca das notícias da região. "A educação escolar requer mais do que o cumprimento de metas e conteúdos, exige a integração do aluno com o cotidiano da comunidade e uma das maneiras de interagir com a informação local é ter acesso diário ao jornal, utilizando-o para favorecer o gosto e a prática pela leitura e melhorar a habilidade de expressão verbal, individual e coletiva dos alunos", destacou a gerente.
Na SDR São Joaquim, o Lendo e Relendo vai envolver 3.047 alunos de 5ª a 8ª série do Ensino Fundamental das Escolas de Educação Básica Manoel Cruz, São José, Rocha Pombo e Ary de Souza Borges, de São Joaquim; EEBs Araújo Figueiredo e Manoel Dutra Bessa, de Urubici; EEB Adolfo José Martins de Bom Jardim da Serra; EEB Alexandre de Gusmão de Bom Retiro; EEB Manoel Pereira de Medeiros de Urupema e EEB Professor Djalma Bento de Rio Rufino. O período de realização do projeto será de junho a dezembro de 2009.
Como parte da aplicação do projeto, na tarde desta quarta-feira (24), das13 às 17 horas, os professores das séries iniciais do Ensino Fundamental das quatro escolas de São Joaquim participam de um encontro pedagógico no NEP Diniz Rodrigues Nunes – Núcleo de Educação Profissional. O mesmo deverá acontecer em cada um dos seis municípios da SDR envolvendo oficinas com os temas: contextualização do jornal em sala de aula e na escola, produção de texto e a educação lúdica através do jornal, o jornal e a interdisciplinaridade e a evolução da comunicação. "Nesses encontros, os professores de todas as disciplinas curriculares, incluindo Educação Física e Arte, serão orientados na utilização do jornal como recurso pedagógico", explicou a coordenadora pedagógica da Gerência Regional de Educação, Rosane Rodrigues de Andrade Lima.
A secretária regional Solange Scortegagna Pagani destaca a importância do projeto, enfatizando que utilizar um veículo de comunicação com credibilidade, como é o caso do Correio Lageano, que retrata com ética os acontecimentos locais e regionais e suas peculiaridades, é vivenciar a cultura e enriquecer a capacidade de entendimento, reflexão e crítica dos alunos. "Vivemos na era da informação, onde as habilidades de comunicação e negociação, assim como o nível crítico acerca das informações recebidas, são condições essenciais de interação social, e até mesmo de sobrevivência", enfatizou.