Você está visualizando atualmente Nasce no Cerrito o projeto turístico "Aconchego da Serra"

Nasce no Cerrito o projeto turístico "Aconchego da Serra"

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Sem categoria

 

     NUMA PARCERIA da prefeitura de São José do Cerrito, Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR) de Lages e proprietários rurais foi oficializado sábado à noite o projeto turístico, "Aconchego da Serra". Um empreendimento que contempla sete propriedades do interior interligadas com ações voltadas a atrair visitantes ao município. A idéia do empreendimento foi concebida pela SDR, quando do lançamento do programa "Bela Serra Catarina Turismo", pelo governador Luiz Henrique da Silveira.
A Associação "Aconchego da Serra" nasceu para organizar e regulamentar o funcionamento das propriedades rurais que integram o projeto turístico. E uma das idéias é explorar as propriedades na sua forma mais rústica e natural possível. "Nossa intenção é atrair o turista que busca um atrativo mais familiar. Mais de aconchego. Mas, teremos também atrativos como cavalgadas, passeios e caminhadas por trilhas ecológicas", explica o presidente da associação Gilnei Marian.
Ele foi dado oficialmente como empossado, no lançamento do projeto onde participaram o prefeito José Maria Branco, o secretário Regional Osvaldo Uncini e diversas autoridades da área. A parceria turística vai fomentar a economia de São José do Cerrito com pacotes que devem ser produzidos e vendidos para públicos específicos.
Passeios de barco, pescaria artesanal em açudes e rios, passeios em carroça ou de charrete e até mini-musei e exposição de antiguidades estão sendo preparadas aos visitantes. "Vamos promover o turismo sem perder nossas raízes. Com isso ajudaremos à conter o êxodo rural", observa Gilnei Marian.
O grupo que compõe a associação é formado pelos empreendedores que integram a chamada Rota do Araçá. São os proprietários rurais: Vilson Muniz, Matias Corrêia, Pedro Bitencourt, Ciro Bitencourt, Israel Bitencourt, Gilnei Marian e José Edenir de Souza. Mas já despertaram interesse em ingressar na associação, proprietários de quase todas as localidades do interior.
Para Osvaldo Uncini, dois ingredientes estão sendo fundamentais em São José do Cerrito e que chamam a atenção para o apoio do Estado. É o grupo de empreendedores e a parceira com a prefeitura. "Assim formamos o tripé para desenvolver o turismo. Vamos incentivar e dar todas as condições necessárias de infraestrutura", assegurou. Ele adiantou que tentará um convênio com o 10° Batalhão de Engenharia para colocar pedras britas na SC-457, que dá acesso ás propriedades rurais.
Uncini também revelou que tem recursos para capacitação dos proprietários rurais e divulgação dos estabelecimentos turísticos. Da mesma forma, o prefeito José Maria enfatizou o exemplo que passou a ser a Associação Aconchego da Serra. "Além dessas sete famílias, sabemos que existem outras 24 famílias pré-dispostas a aderir. Com certeza eles serão vistos de um patamar diferente. Estão saindo na frente e revelam o seu espírito empreendedor", elogiou.
José Maria hipotecou apoio à associação e disse que São José do Cerrito vive um novo momento em sua história. Num futuro breve a economia do município começa mudar sua face com os empreendimentos turísticos.