Fazenda localizada na divisa com São José do Cerrito é a primeira da região serrana como "vinícola boutique"
O OFTALMOLOGISTA Ernani Luiz Garcia é o mais novo empreendedor de vitivinicultura da Serra Catarinense. Há três anos está implantando uma vinícola que promete revolucionar a concepção do que caracteriza um vinho encorpado, macio e de aroma inconfundível. Para isso, escolheu um lugar meio místico, um nicho entre as montanhas de maior altitude em Campo Belo do Sul. E recebeu no final de semana, amigos e autoridades para degustarem a colheita pioneira da propriedade.
A Fazenda Campo Belo, na localidade de Travessão Dela Costa, na divisa com São José do Cerrito, deveria produzir apenas gado de corte. Mas um visitante, num certo dia, viu naquelas terras uma característica que só existe nas áreas próprias à vitivinicultura. O sol privilegiado, a altitude próxima dos 1.200 metros e o clima típico europeu.
O primeiro experimento da vitivinífera foi uma variedade Sauvignon Blanc. E para surpresa dos degustadores, uma qualidade inimaginável por ser a primeira safra. Foi o estopim para uma pesquisa mais aprofundada e estudos específicos sobre a insolação nas futuras áreas de parreiras.
A vinícola Campo Belo não produz vinhos em escala comercial. Mas tem uma dedicação singular num corte de um conjunto de variedades tintas, cujo lote foi batizado de Dom Arthur, em homenagem ao filho de um ano. Das parreiras da fazenda Campo Belo sairão também os inconfundíveis e elegantes vinhos de coloração vermelha intensa, Cabernet Sauvignon, Malbec, Merlot, Pinot Noir e Chardonnay.
À frente da vitivinicultura na fazenda Campo Belo estão o enólogo Jean Pierry Rose e o pesquisador e estudioso Aparecido Lima Silva. Eles se completam como duas partes de um cérebro que pensa em cada detalhe do que acontece e o que acontecerá na vinícola. Este ano devem ser envasadas mil garrafas de Chardonnay, e ano que vem perto de seis mil garrafas numa barrica especial de carvalho francês. "Esse Chardonnay especial faremos o lançamento em dois restaurantes de Florianópolis para convidados especiais", adianta Ernani Garcia.
As uvas da fazenda Campo Belo estão dispersas em cinco hectares e em breve haverá o incremento de mais dois hectares. As mudas importadas da França e Itália têm certificação, assim como os implementos da vinificação que são o que existe de mais moderno para o processamento da uva.
A estrutura da vinícola Campo Belo tem a proposta de envasar 100 mil garrafas por ano. O modelo de vinícola boutique tem uma área com vista privilegiada para o horizonte, onde o visitante fará a degustação. O restaurante permitirá acompanhar pratos típicos e oportunizará aos visitantes passar um dia especial num local sem igual na Serra Catarinense.
Depoimentos:
Antônio Ceron: Secretário de Estado da Agricultura: "A vinícola Campo Belo é um empreendimento surpreendente. Terá total apoio do Estado no fomento ao turismo e na geração de empregos. Vamos trazer aqui o governador Luiz Henrique para conhecer esse belo recanto da vitivinicultura da Serra Catarinense".
Osvaldo Uncini: Secretário de Desenvolvimento Regional: "Nos enche de orgulho um empreendimento desses. Cedemos máquinas para ajudar na infraestrutura da fazenda e vemos que o retorno será a projeção do nome da Serra Catarinense entre as melhores vinícolas do Brasil e do mundo. Isso mostra que estamos no caminho certo para o desenvolvimento equilibrado".
José Maria Branco: Prefeito de São José do Cerrito: "Entramos definitivamente na rota do turismo. Já criamos a Associação Aconchego da Serra, com sete propriedades voltadas a receber o turista, e temos aqui um empreendimento praticamente na divisa com nosso município que veio somar neste propósito. Estamos felizes e certos de que o futuro é o turismo".
Firmino Chaves Branco: Prefeito de Campo Belo do Sul: "Esse empreendedor veio para cá porque acredita em nosso município. Nós o apoiamos, porque acreditamos que a vinícola irá estimular outros empreendimentos como este e despertar o turismo. É um orgulho para nós ser contemplado com um investimento desses que levará o nome de Campo Belo para além das fronteiras".