A PREFEITURA de Urupema, em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), está realizando um curso de inclusão digital (informática básica), destinado a produtores e trabalhadores rurais e familiares, ministrado pela empresa PET Cursos, de Lages.
O curso tem duração de 40 horas e está acontecendo nas segundas e quartas-feiras, das 7h30min às 10 horas, no Tele Centro da Secretaria Municipal de Educação. A primeira turma iniciou com 14 alunos, porém, mais de 100 pessoas já estão inscritas aguardando negociação com o Senar para liberação de novas turmas para os próximos dias para atender a demanda.
Além dos equipamentos e espaço físico, a prefeitura está disponibilizando o transporte para possibilitar a participação dos produtores do interior. O presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Urupema e Vice Presidente da Faesc, Nelton Rogério de Souza comentou que a proposta é inserir o produtor rural no meio digital. "Estamos trabalhando para levar conhecimento ao homem do campo para que ele tenha acesso a várias informações, possibilitando a minimização de custos", explicou.
O prefeito municipal, Amarildo Gaio, falou da importância do curso para os produtores e seus familiares: "Esse curso vem de encontro ao projeto da Cidade Digital que será implantado dentro de pouco tempo no município de Urupema", destacou o prefeito.
Para a realização deste projeto, o Senar foi motivado pela dificuldade dos agricultores e seus familiares em obter informações sobre a atividade agrícola, como cotações, preços de produtos e direitos do agricultor. "O Senar trabalha para que o homem do campo aprenda a usar a internet como ferramenta de gestão da propriedade", disse Nelton de Souza.
O projeto Cidade Digital, citado pelo prefeito, com recursos do Governo Federal, prevê a instalação de equipamentos e uma rede de fibra óptica e antenas que permitirão, dentro de pouco tempo, à população da sede e do interior, terem acesso gratuito à internet banda larga.
Texto: Marília Oliveira