Você está visualizando atualmente Colombo faz apelo em favor os municípios em situação de emergência

Colombo faz apelo em favor os municípios em situação de emergência

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Sem categoria

 

     O SENADOR Raimundo Colombo fez, nesta terça-feira (30), um apelo às autoridades para liberação mais rápida de recursos federais para as cidades em situação de calamidade devido às chuvas e tornados que atingiram Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
O mais grave foram os deslizamentos de terra e a instabilidade do solo. Com o excesso de chuvas, a instabilidade volta e cria um clima de insegurança, que exige do Poder Público uma série de ações – explicou.
Para o representante por Santa Catarina, é necessária a liberação rápida de recursos para atender a população atingida. Além disso, afirmou, os prejuízos exigem uma soma significativa de recursos para investimento em obras de contenção e recuperação das áreas danificadas. O parlamentar apontou ainda a necessidade de maior coordenação entre os processos burocráticos que envolvem a atuação da defesa civil nas esferas estadual e federal.
Calamidade não pode ter um tratamento por parte da burocracia do Estado igual aos outros. É necessário atuar com emergência, senão não contaremos com aquilo que é a principal função do Estado, que é proteger e promover a vida das pessoas – salientou, lembrando que os estados e municípios têm dificuldades para liberar a contratação de empréstimos externos.
Embora considere louvável a liberação, pelo governo, de R$ 1 bilhão para o Fundo de Participação dos Municípios (FPM), o parlamentar fez a ressalva de que, ao se partilhar esse valor entre os 5.564 municípios, o valor é insuficiente para atender as suas necessidades. Ele observou que o município de Lages, do qual foi prefeito e que tem 160 mil habitantes, receberá R$ 300 mil, valor muito aquém do necessário para lidar com tal calamidade.
Ele também pediu a aprovação, pela Câmara dos Deputados, de projetos seus voltados para socorrer regiões atingidas por catástrofes naturais. Entre eles o que cria um concurso especial da Mega-Sena (PL 4659/09, na Câmara) para destinar recursos para o estado de Santa Catarina em decorrência das enchentes.