Você está visualizando atualmente Produtores de maçã querem formar cooperativa

Produtores de maçã querem formar cooperativa

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Sem categoria

 

     PARA AVALIAR a viabilidade do projeto, pequenos e médios produtores rurais de Urupema participaram na noite de ontem (29/09), no Clube 3 de Maio, da palestra apresentada por Elvio Silveira, coordenador de autogestão da Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (OCESC), que apresentou os princípios do cooperativismo, funcionamento e participação do cooperado, direitos e deveres do associado, vantagens da cooperativa, entre outros.
De acordo com Elvio, a cooperativa vai permitir que os produtores que atuam em pequenas propriedades possam ter mais representatividade. "Com o trabalho em conjunto, os produtores de maçã terão melhores condições para comprar e até mesmo comercializar seus produtos", explicou o coordenador. Disse também que a cooperativa será importante para que os produtores possam firmar convênio com o Governo Estadual.
Para o produtor Nazareno Sutil, a criação da cooperativa é muito importante. "Teremos enormes vantagens, principalmente nas vendas, pois só assim haverá chance de eliminar os atravessadores, aumentando o lucro. Unidos teremos a chance de comprar mais e pagar menos", disse o produtor.
Ao final da palestra os produtores puderam esclarecer suas dúvidas com o palestrante. Para dar início aos trabalhos com vista ao objetivo, foi formada uma comissão com 16 membros que irão elaborar o Estatuto da cooperativa para que possa ser aprovado apreciado, discutido e aprovado pelos interessados. Urupema conta atualmente com 100 produtores de maçã e aproximadamente 380 hectares de cultivo da fruta. Na última safra (2008/09), a produção chegou a 16 mil toneladas.

Fotos e texto: Marília Oliveira