OS SETORES SOCIAIS são fundamentais para o desenvolvimento de uma nação, de um Estado ou de um Município. Eles são organizados de maneira a atender uma sociedade, gerando qualidade de vida e bem estar social. Esses setores sociais são também chamados de serviços públicos e deles fazem parte áreas importantes como saúde, educação, saneamento básico, segurança pública, transportes entre outros.
O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e o Índice de Desenvolvimento Social (IDS) de um país ou de uma determinada região são medidos através desses setores ou indicadores, principalmente os níveis de analfabetismo, renda e expectativa de vida. São partes essenciais e que, sobremaneira, são responsáveis por caracterizar uma nação como desenvolvida, em desenvolvimento ou subdesenvolvida.
E, ao contrário do que se imagina, o número de servidores públicos no Brasil não é tão alto em comparação a outros países. Segundo levantamento realizado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), o Brasil tem menos servidores como proporção do total de trabalhadores ocupados que todos os parceiros do Mercosul (Argentina, Uruguai e Paraguai), Estados Unidos, França, Espanha, Alemanha, Austrália, Dinamarca, Finlândia e Suécia.
O Brasil tinha em 2005, um total de 10,7% de seus trabalhadores ocupados no setor público. Em 1995, esse percentual era de 11,3%. O Canadá tem um índice de 16,3%, e a Austrália, de 14,4%. O país com maior proporção de funcionários públicos é a Dinamarca: 39,2%. O Estados Unidos, a mais importante economia capitalista, caracterizada pelo seu caráter "privatista" e pelo seu elevado contingente de postos de trabalho no setor privado, o peso do emprego público chega a 15% da mão-de-obra ocupada.
Dentro desse contexto, se observa a ação de um agente muito importante, e que possui a sublime missão de colaborar com o poder público na constituição e aplicação dos recursos e serviços ligados à comunidade. O servidor público é uma classe de trabalhadores que contribui, e muito, na construção da cidadania, que colabora para que a dignidade se adentre nas famílias, promovendo qualidade de vida em diversos setores e lugares, como nas escolas, nos hospitais e PSFs, no trânsito, nas ruas, enfim, fazem acontecer inclusão social e mais do que isso, constitui bem estar e autoestima ao povo e aos cidadãos de bem.
O Brasil possui aproximadamente 189 milhões de habitantes. No período de 2003 a 2007, foram registrados mais de 10 milhões de pessoas inseridas no serviço público, o que representa um crescimento de 3,63% no setor. Do total, cerca de 4 milhões de servidores se concentram na região Sudeste.
A situação dos servidores públicos deveria ser melhor porque, por mais que trabalha em auxílio à comunidade, a classe ainda carece de um maior reconhecimento por parte dos entes públicos. A questão salarial é historicamente um problema, onde os sindicatos da categoria sejam eles da esfera municipal, estadual e federal lutam diuturnamente para que aconteçam melhorias, para que haja uma melhor qualidade de vida para os trabalhadores do povo. São tantas reivindicações e tantos sofrimentos para conseguir algum benefício que muitos servidores às vezes abandonam o barco e partem para outra atividade, haja vista o descaso em que muitas vezes são tratados.
Neste 28 de outubro se comemora a passagem do Dia do Servidor Público. É uma data especial, pois se comemora o dia de uma classe importante de trabalhadores, formada por pessoas dignas e lutadoras, por agentes que incansavelmente servem a comunidade, que levam através de seus serviços a alegria de viver e a dignidade às famílias.
São pessoas que, independentes de serem concursadas, contratadas ou celetistas, merecem ser respeitadas pelos poderes constituídos, principalmente no que se refere à valorização profissional e salarial, pois sua função é servir a população nos mais diversos setores sociais e serviços, que por sua vez, são essenciais e imprescindíveis a uma sociedade.
Sua atuação como servidor, inicia bem antes da concepção do ser humano. No exame pré-natal, o servidor público já está presente ajudando e orientando a futura mãe para a boa concepção. Do nascimento ao desenvolvimento até a morte, o servidor público está presente. E até no pós-morte mantém-se auxiliando com benefício de pensão os que de direito tem assistência legal.
Por isso, neste DIA ESPECIAL, a AMURES parabeniza a todos os servidores públicos, independente da esfera de atuação e reconhece sua importante participação no processo de construção por uma sociedade mais justa, igualitária e fraterna.