Você está visualizando atualmente Encontro mobilizou cerca de 500 mulheres agricultoras

Encontro mobilizou cerca de 500 mulheres agricultoras

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Sem categoria

 

     O TERCEIRO Encontro de Mulheres Agricultoras da Região Serrana, realizado nesta quarta-feira (04/11) no Clube Caça e Tiro, foi um dia de reflexão, repasse de novos conhecimentos, troca de informações e de experiências. As participantes vieram de todos os municípios da região da Amures e o evento serviu ainda, de oportunidade para que as mulheres pudessem mostrar seus trabalhos artesanais em madeira, lã, palha, tecido e bordado.
Sensibilizar as agricultoras de que a qualidade de vida está fundamentada na relação equilibrada entre mente, corpo e meio ambiente foi um dos objetivos da reunião de mulheres. Elas foram motivadas a participar mais dos processos decisórios de ordem política, econômica e social. O evento foi ainda uma oportunidade para troca de experiências e de valorização da mulher agricultora enquanto geradora de renda na família. Segundo os organizadores, cerca de 500 mulheres agricultoras prestigiaram o encontro.
A motivação foi conduzida pelo palestrante Ainor Francisco Lotério que falou de autoestima, motivação e espaços já conquistados pelas mulheres agricultoras. Geração de renda e gestão de propriedade complementaram a motivação que o palestrante transmitiu às mulheres. As agricultoras são participativas e o evento delas tem casa cheia, segundo Ainor Lotério.
A educação ambiental e alimentar como componente da qualidade vida ocupou espaço destacado no encontro, que custou cerca de R$ 15 mil, valor pago com recursos obtidos junto a prefeituras e Epagri, segundo Arlete Aguiar Pucci, extensionista social da Epagri. As participantes do III Encontro de Mulheres Agricultoras da Região Serrana tiveram momentos de recreação, teatro e sorteio de brindes.

Artesanato em exposição

As agricultoras aproveitaram o evento para mostrar o artesanato que elas fazem em lã, madeira, tecido, bordado, crochê e tricô. Com esse trabalho, as mulheres reforçam a renda familiar, dentro da proposta de diversificação na pequena propriedade, como faz a família de Ivonete Vieira Schlemper, 53 anos, que divide o serviço da propriedade com o marido Valcioni Schlemper, 62 anos.
O casal, que mora no município de Painel, produz milho, feijão, maçã, morango e hortaliças, estas para consumo próprio. Os demais produtos formam a renda da família de Ivonete e Valcioni.