Você está visualizando atualmente Amures representada no V Seminário Internacional de Defesa Civil

Amures representada no V Seminário Internacional de Defesa Civil

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Sem categoria

 

     MAIS DE SEIS MIL PESSOAS de 23 estados do Brasil e representantes de dez países, sendo cinco de língua portuguesa e outros cinco da América Latina, além do Ministro da Defesa Civil e vice-governador do Estado de SP entre outras autoridades, participam em São Paulo do V Seminário Internacional de Defesa Civil. A região da Amures participa do evento com um grupo de cinco pessoas. O coordenador da Defesa Civil de Lages, Cesário Flores, que está acompanhado por um técnico Aníbal, o capitão Ariovaldo Pacheco do Corpo de Bombeiros de Lages, Juliana Omura da Prefeitura de Correia Pinto e Gilsoni Albino, secretário executivo da Amures.
A programação inclui mais de cem eventos entre mini-cursos, palestras, treinamentos e reuniões paralelas com renomados cientistas, consultores e técnicos membros da defesa civil de várias regiões do país. Um exemplo, foi a oportunidade que teve o grupo da Amures de participar do Seminário Nacional de Mudanças Climáticas, onde Santa Catarina é destaque o tempo todo. Estudos apontam que a partir do aquecimento global (natural ou acelerado pelo homem) nosso o Estado (litoral principalmente) já considerada área de rota dos furacões. Outra previsão é que haverá chuvas intensas e concentradas com maior freqüência neste século em todo Estado e isto, é irreversível.
Já no mini-curso de normas técnicas houve a apresentação do Corpo de Bombeiros que participa do núcleo de Normas Técnicas Brasileiras, para a formulação do padrão das normas contra fogo, entre as novas normas estão válvulas e mangueiras que pessoas de pequeno porte não treinadas poderão utilizar, visando ação até a chegada dos bombeiros.
São realizadas também demonstrações de equipamentos, como os caminhões com escadas hidráulicas de 48 metros de altura, ou ainda as barracas sobre botes infláveis e hospitais de campanha. Foi apresentado também um caminhão-cozinha que é levado pelos aviões da FAB para locais de grandes desastres na elaboração de refeições e ainda robôs que Petrobras utiliza para áreas que o homem não pode chegar.
A participação de integrantes da Amures no seminário foi uma solicitação do presidente da Amures, Renato Nunes de Oliveira e o objetivo é repassar as informações aos demais municípios. E viabilidade assim ações de planejamento e principalmente ações que evitem perdas de vidas ou prejuízos econômicos.