Você está visualizando atualmente Seminário de Tecnologia de Informação discutiu modernização da gestão municipal

Seminário de Tecnologia de Informação discutiu modernização da gestão municipal

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Sem categoria

 

     COM O OBJETIVO de disseminar e discutir a importância das novas tecnologias de apoio à gestão municipal, o I Seminário Catarinense de Tecnologia da Informação (SCTI) foi realizado nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro, paralelamente ao VII Congresso Catarinense de Municípios.
Na pauta das discussões, aplicações do e-Gov, cidade digital, integração de cadastros tributários, nota fiscal eletrônica, modernização da administração tributária, controle e publicação de atos oficiais.
Além desses temas, foi discutido também o uso da internet como ferramenta de comunicação. Nelson Fossatti, professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e doutor em comunicação, explicou conceitos e levantou questões relacionadas a estratégias para internet no meio comunicacional. Emerson Souto, coordenador do Centro de Tecnologia da Informação (CTI) da FECAM, falou sobre a Rede Catarinense de Informações Municipais (RedeCIM), conjunto integrado de tecnologias da informação e comunicação (TIC) disponibilizadas pela FECAM para promover o governo eletrônico nos municípios e nas entidades municipalistas de Santa Catarina. Souto também fez apresentação sobre Sistema Indicadores de Desenvolvimento Municipal Sustentável (SIDMS), um instrumento de apoio à gestão municipal que vai monitorar, de forma permanente, o desenvolvimento e a qualidade de vida em cada um dos 293 municípios catarinenses.
Para o coordenador do CTI da FECAM, a tecnologia da informação é uma área que ainda precisa ser desenvolvida nos municípios. "É necessária uma abrangência de capacidades para que os gestores possam usar as novas ferramentas em favor do crescimento municipal", avalia.