O PREFEITO de Cerro Negro, Janerson Delfes Furtado, o "Teba", foi confirmado novo presidente da Associação dos Municípios da Região Serrana (Amures). A escolha da nova diretoria aconteceu no final da manhã desta quarta-feira (16), na fazenda Boqueirão. A posse será em fevereiro.
O processo de sucessão da Amures aconteceu de forma tranquila e foi conduzido pelo vice-presidente da associação, prefeito de Correia Pinto, Vânio Forster. O presidente da Amures, prefeito de Lages, Renato Nunes de Oliveira delegou o encaminhamento da tratativa ao vice, porque teve de viajar às pressas à Florianópolis para compromisso administrativo.
"Confio no grupo de prefeitos e o que decidirem assino embaixo. Sei que acima de tudo está a união e o compromisso com o desenvolvimento regional dos municípios", disse Renatinho antes de embarcar para a capital. Ele recebeu a informação da nova composição da diretoria assim que terminou a reunião e declarou que o consenso prevaleceu mais uma vez em nome da harmonia e da força do colegiado de prefeito.
A reunião dos prefeitos foi mantida sob sigilo para evitar especulações desnecessárias e desgastes. "Foi melhor assim. Os prefeitos mostraram unidade e sabem que juntos a força é maior, seja nas ações diante do governo estadual ou federal", afirmou Vânio Forster. Ele foi indicado como primeiro vice-presidente na chapa e a prefeita de Bocaina do Sul, Marta Góss, segundo vice-presidente.
A presidência do Consórcio de Saúde também foi conduzida. O prefeito de Ponte Alta, Luiz Paulo Farias foi mantido no cargo. Assim como o prefeito de Capão Alto, Antônio Coelho Lopes Júnior, o "Bota", na presidência do Consórcio de Saneamento e Meio Ambiente (Cisama). O prefeito de Bom Jardim da Serra, Rivaldo Macari, também foi mantido na coordenação de meio ambiente da associação.
O novo presidente fez questão de afirmar que se fosse para dividir o grupo não aceitaria concorrer. "Tínhamos um encaminhamento prévio e apenas demos condução. Os desafio são muitos e o empenho agora será dobrado", declarou "Teba". Ele se reunirá com o prefeito de Lages nos próximos dias para encaminhar a transição que deve acontecer em fevereiro em data a ser definida.
Uma das maiores conquistas dos prefeitos este ano foi a obtenção de uma emenda parlamentar de R$ 50 milhões para saneamento. Os prefeitos já pensam numa nova ofensiva para que o governo federal priorize no orçamento de 2010 os recursos para o início das obras.
Os prefeitos tiveram um momento de confraternização com revelação de "amigo secreto" e deram as mãos para fizer uma oração ao secretário executivo da associação, Gilsoni Albino, que permanece intenado no Hospital Regional de São José, devido a um acidente de trânsito.