Você está visualizando atualmente Conferência da Defesa Civil teve simulação de incêndio e de socorro

Conferência da Defesa Civil teve simulação de incêndio e de socorro

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Sem categoria

 

     DUAS GRANDES explosões seguidas de uma densa cortina de fumaça levaram a evacuação de sala de aula, mais de 300 alunos da Escola de Educação Básica Vidal Ramos Júnior. Nove pessoas feridas e mobilização de todo aparato de socorro da cidade, inclusive de homens do Exército.
O exercício foi real. Mas o fato uma simulação de incêndio na maior escola pública da cidade, nesta quarta-feira (23) de manhã. Tudo não passou de uma demonstração prática de socorro da Conferência Municipal de Defesa Civil e Assistência Humanitária, que tratou sobre prevenção, preparação, resposta e recuperação de desastres naturais.
O maior debate sobre a ação da Defesa Civil já realizado em Lages contou com a presença do comandante do Corpo de Bombeiros de Santa Catarina, tenente-coronel, José Mauro Costa, do major responsáevel pela Conferência estadual da Defesa Civil, Edir de Souza, do prefeito em exercício Luiz Carlos Pinheiro e de autoridades como o secretário regional Osvaldo Uncini.
O que ficou evidente na exposições sobre o clima, é que está aumentando o números de catástrofes e desastres naturais. Segundo o comandante do Bombeiros, a ocupação irregular em áreas de risco tem motivado o número de vítimas em todas as regiões do Brasil.
"O número de pedidos de situação de emergência em Santa Catarina que até 2003 era em média de 150 por ano, está hoje na casa dos 170. E tende a aumentar. As inundações são os maiores responsáveis pela decretação de emergência", informou José Mauro Costa. Uma outra constatação da Defesa Civil Estadual é que tem sido poucas as ações para minimizar os impactos ambientais. "Ainda vai piorar muito, antes de começar a melhorar", comentou.
Sem um quadro efetivo de funcionários e sem recursos, a Defesa Civil sobrevive de tragédia em tragédia. Em vários municípios a Defesa Civil inexiste e de acordo com Edir de Souza, as comunidades tem de se adequar a uma nova realidade climática. Ou seja, disseminando o conhecimento e a informação desde a esfera governamental até as comunidades mais longínquas.
Durante a tarde foi feita entrega de materiais de busca e salvamento em lugares elevados doados pela empresa Tractebel ao 5º Batalhão de Bombeiros Militares de Lages. Trabalhos em grupos, discussão de eixos temáticos e escolha dos delegados que representarão a Serra Catarinense na Conferência Estadual também foram consolidados.
Organizadodo pela Associação dos Municípios (Amures) em parceria com as secretarias regionais de Lages e de São Joaquim, a Conferência de Defesa Civil superou todas as expectativas. E mobilizou todas as entidades ligadas aos socorros de urgência e emergência.
Só do Samu foram usadas três ambulâncias na simulação de incêndio. Dos Bombeiros foram mais quatro viaturas e vários homens que trabalharam em conjunto com a Polícia Militar e o Exército no que ficou caracterizado como o maior exercício de salvamento e resgate.