Pavimentação do aeroporto de São Joaquim tem início nesta terça-feira

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Sem categoria

 

     A SECRETÁRIA de Estado de Desenvolvimento Regional de São Joaquim, Solange Pagani, acompanhou nesta terça-feira (23), o início dos trabalhos de terraplanagem na pista do aeroporto municipal Ismael Nunes, na cidade-sede da SDR. A colocação do asfalto deve começar em três meses, segundo previsão da construtora, que tem prazo de seis meses para entregar as obras.
Com investimentos de R$ 4,9 milhões, sendo 30% pelo Governo do Estado e os outros 70% através do Programa Federal de Auxílio a Aeroportos (Profaa), nesta primeira fase, a obra prevê a pavimentação da pista de pouso e decolagem, com uma extensão de 1.400 metros e 30 metros de largura, pátio de manobras e estacionamento. Na segunda etapa, estão previstas a construção de um hangar para abrigar as aeronaves, área para recepção de passageiros e a pavimentação do acesso.
O Aeroporto Municipal Ismael Nunes, localizado no km 82 da Rodovia SC-438, foi criado em 1978, com uma pista de chão batido, para facilitar a vinda do presidente da República, Ernesto Geisel, à primeira Festa Nacional da Maçã. Outros três presidentes, João Figueiredo (1982), José Sarney (1988) e Fernando Collor de Mello (1991), pousaram na pista para participarem de outras edições da tradicional festividade.
O processo de pavimentação da pista se iniciou no final de 2004, com a elaboração do projeto de engenharia. Em junho do ano passado, a SDR São Joaquim entregou a ordem de serviço à empreiteira para início da obra. A secretária regional justificou que as negociações com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para a liberação final e questões burocráticas, como o licenciamento ambiental, colaboraram no atraso das obras.
Solange destacou ainda a contribuição do aeroporto no processo de desenvolvimento da Região, tanto no segmento econômico, com a geração de emprego e renda pela vinda de empresários e investidores, quanto no turismo, ao atrair turistas com alto poder aquisitivo, encurtando distâncias e oferecendo uma alternativa segura e rápida de transporte. "O aeroporto será o divisor de águas na economia regional, um dos passos para o desenvolvimento de fato", finalizou.