SANTA Catarina deverá sediar evento internacional sobre modelos de administração de parques ambientais, em julho deste ano. O anúncio se deu durante encontro entre o governador Luiz Henrique e o diretor para Assuntos Internacionais do Departamento Nacional de Parques dos Estados Unidos, Stephen Morris, na tarde de terça-feira (9), em Washington.
Um dos temas tratados na reunião foi o conceito usado naquele país, que faz da visitação aos parques um grande vetor de incentivo ao turismo. Morris ficou surpreso ao ser informado que no estado de Santa Catarina existem dez parques estaduais (sendo que três reservas biológicas) administrados pelo Governo do Estado, por meio da Fundação do Meio Ambiente (Fatma). "É um potencial muito grande, reconhecido até por gente que administra isso de maneira profissional há mais de 50 anos. O desafio agora é fazer com que o público passe a conhecer e admirar mais nossos parques, sem que eles percam as características que os fizeram tão únicos", comentou o governador.
Segundo o diretor Stephen Morris, os norte-americanos ficaram lisonjeados por serem convidados a participar do evento em julho, que deverá ainda contar com integrantes de outros países. "Com a criação dos parques, o próximo passo será analisarmos os modelos que vêm dado certo, como os da Austrália, Nova Zelândia e Estados Unidos, e debater que exemplos queremos para o nosso estado", resumiu o secretário especial de Articulação Internacional, Vinícius Lummertz.
Luiz Henrique e a comitiva catarinense estiveram também na sede da Small Business Association (SBA), ocasião em que a diretora Jane Boorman e outros diretores de área da entidade deram detalhes sobre o sistema de apoio do governo às pequenas e médias empresas, considerado um dos mais avançados do mundo.
Ainda em Washington, o governador Luiz Henrique se reuniu, nesta quarta-feira (10), com a diretora de Desenvolvimento Sustentável para América Latina do Banco Mundial, Laura Tuck.
O governador e comitiva terão encontro, nesta quinta-feira (11), com o ex-prefeito de Nova Iorque, Rudolph Giuliani, que está ajudando no projeto preliminar da política de longo prazo para área de Segurança Pública nos próximos 20 anos em Santa Catarina. A comitiva irá conhecer os melhores parâmetros do programas na área de Segurança Pública da cidade de Nova Iorque, que poderão servir como exemplo para Santa Catarina. Após, Luiz Henrique visitará o Corpo de Bombeiros de Nova Iorque e a Central de Gerenciamento de Emergências da Cidade de Nova Iorque.
Na sexta-feira (12), também em Nova Iorque, o governador e comitiva estarão na Divisão de Narcóticos e Combate ao Narcotráfico da Cidade de Nova Iorque. Em seguida, haverá um encontro com o cônsul-geral do Brasil em Nova Iorque, embaixador Osmar Chohfi.