Você está visualizando atualmente Tudo pronto para a 18ª Festa Nacional da Maçã em São Joaquim

Tudo pronto para a 18ª Festa Nacional da Maçã em São Joaquim

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Sem categoria

 

     A 18ª FESTA Nacional da Maçã começa hoje, com a presença de autoridades como o governador Leonal Pavan e o ministro da Pesca e Aquicultura, Altemir Gregolin. Até dia 25 de abril, muitos atrativos estarão movimentando os visitantes do evento que é o segundo maior da região serrana e só perde em termos de público para a Festa Nacional do Pinhão, em Lages.
Uma das inovações este ano está no portão de entrada de credenciais e ingressos permanentes. O acesso ser dará entre os dois portões principais. Também foram feitas calçadas no meio do gramado da área industrial, para ficar mais fácil o acesso do portão novo.
Uma das idéias mais importantes é a Rua 24 Horas, um espaço coberto e começa em frente a prefeitura do parque e vai até o pavilhão gastronômico(pavilhão 2), segundo informou Pablo Amaral, diretor de eventos. "Essa e uma das idéias mais importantes, para o bem estar dos visitantes e para se esconder da chuva, se caso ela vier", disse.
Outra novidade é no antigo bar Redondo, onde foi criado o recanto da maçã, um local onde vai ser comercializado vários produtos a base de maçã. Esse era um projeto do prefeito José Nérito de Souza. Os tablados para o palco dois já estão prontos e as melhorias mo parque são visíveis.

Segue entrevista com a rainha e as princesas da Festa da Maçã:
Carolina Rodrigues Rosa,tenho 18 anos
Chaiane Palhano da Silva 18 anos
Priscila de Águida Pereira- 19 anos

Qual é a sensação de serem escolhidas para este lugar tão importante na festa?
Carolina: É uma experiência única, inesquecível.É com orgulho que estou representando este papel tão importante.Vou fazer a minha parte, fazendo a divulgação, convidando a todos, para que seja uma festa maravilhosa, como sempre.

Chaiane: É uma sensação inexplicável, pois me sinto orgulhosa de estar representando a nossa cidade,e mostrar as outras regiões um pouco mais da nosso cultura.

Priscila: É uma sensação maravilhosa, que desejo a todas as meninas, ter a oportunidade de representar a cidade onde mora, um orgulho!

Algum dia já tiveram vontade de ocupar os lugares que estão hoje ?

Carolina: Com certeza a maioria das meninas algum dia já se imaginou representando a festa, já me imaginei e hoje está se realizando.

Chaiane: Sim pois é uma oportunidade única da qual jamais esquecerei.

Priscila: Não,nunca me imaginei neste posto,mas estou lisonjeada e muito feliz com esse convite.

Vocês sabem o que as pessoas comentam sobre a escolha da Rainha e das Princesas este ano?

Carolina; Até agora só recebemos elogios.Espero que estejamos contentando a todos,essa é a nossa função.

Chaiane: Não sei exatamente mais pelos contatos que estamos fazendo considero tendo boa receptividade.Pois estamos recebendo elogios pelos trabalhos de desenvolvimento na divulgação.Embora,claro possam existir algumas criticas pois a escolha de rainha e princesas sempre é uma unanimidade.

Priscila: Há comentários bons e ruins. Os comentários bons estou guardando com muito carinho,é muito legal ver que as pessoas gostam da gente,que estão contentes junto com nós,e sobre os comentários ruins,como diz aquela frase :"Se nem Deus conseguiu contentar a todos,quem somos nós pra contentar.", as criticas construtivas estou aceitando e a cada dia que passa estou tentando melhorar.

Alguém já chegou para vocês perguntando sobre a festa, ou alguma coisa relacionada a ela?

Carolina: Depois que ocupei este lugar de rainha da festa,todas as pessoas que vem conversar comigo perguntam da festa,como estão os preparativos,se fiquei feliz com o convite.E faço o meu papel,respondendo a todas as perguntas e convidando para a festa.
Chaiane: Sim várias pessoas fazem perguntas frequentemente, tem bastante curiosidade quanto aos shows e as modificações que serão realizadas este ano que com certeza vai ser um sucesso.

Priscila: Sim, as pessoas vem perguntando dos shows que irão ter e da expectativa para o rodeio crioulo.

Qual e a expectativa de vocês pra festa da maçã em 2010?

Carolina: Que seja uma grande festa,pois temos show que agradam a todos os gostos,trazendo assim pessoas de todos os lugares e de todas as idades para prestigiar a nossa festa.

Chaiane: A expectativa é que a festa seja um sucesso pois esta bem divulgada,a organização esta trabalhando para que a XVIII festa nacional da maça seja um grande evento marcado por grandes realizações.

Priscila: A expectativa é grande,que cada vez mais a nossa cidade seja divulgada daqui para o mundo,e que o publico se satisfaça com as atrações que irá ter na festa tanto os joaquinenses quanto os turistas.

Vocês são Tradicionalistas? O que acharam do rodeio de laço e gineteadas da festa?

Carolina: Com certeza, tenho orgulho de fazer parte do tradicionalismo,já participei da invernada artística.Meu avô Ary ajudou a fundar o CTG aqui de São Joaquim.Minha família toda faz parte das tradições gaúchas,e estarão presente no rodeio.O rodeio aumenta o movimento de pessoas no parque durante a tarde,trazendo mais turistas para conhecer este estilo de vida do nosso povo serrano.
A ginetiada é mais um atrativo para agradar mais pessoas,trazendo assim competidores de vários lugares para participar.

Chaiane: Sim.Pois gostei da atitude do nosso prefeito Jose Nérito em preservar rodeio tradicionalista e a gineteada pois faz parte da nossa cultura e com certeza será um evento que ira trazer um grande público a nossa festa.

Priscila: Não. Acho que o rodeio e a ginetiada desperta a nossa cultura e nos aproximam dos nossos antepassados.

O que vocês acham Sobre os Shows escolhidos pra festa este ano? E a nevada da canção nativa?

Carolina: Os shows estão maravilhosos,tem vários estilos,agradando a todos os gostos.
A nevada da canção nativa é linda,quem assiste sabe,da uma emoção muito grande,as letras das músicas são sempre lindas. É uma competição saudável,traz artistas musicais com grande potencial.

Chaiane: Tendo em vista a diversidade na escolha dos artistas acredito que os shows são ótimos vai agradar todos os gostos e a nevada da canção com certeza não pode faltar pois isso já faz parte da nossa cultura.

Priscila: Particularmente os shows foram bem escolhidos, tanto nacionais, regionais e locais, musicas de vários estilos e pra vários gostos.

Sobre o concurso de qualidade da Maçã, o que vocês tem a dizer sobre essa parte da festa da maça, que ai onde a maça fica reconhecida nacional e internacionalmente?

Carolina: A festa da maçã a muitos anos atrás já foi focada apenas em mostrar as maçãs,não tinha shows.Hoje em dia a festa tem o concurso de qualidade da maçã,mostrando como foi a produção deste ano,apresentando a qualidade da maçã. Mostrando á todos que vão ao parque o porque de a nossa maçã ser a melhor.

Chaiane: O concurso tem o papel de fomentar a apresentação de maças por parte dos produtores e ainda os incentivar para produzir frutos de boa qualidade,por outro lado,tem a função de reconhecer o trabalho dos agricultores,bem como projetar a maça de são Joaquim no cenário nacional e internacional como é o caso da nossa maça Gala e Fuji.

Priscila: O concurso de qualidade da maçã é um incentivo para os grandes e pequenos produtores ,pois é a economia da nossa cidade.

Vocês acham que a Uva, hoje em evidencia em nossa cidade deve ser incluída como atração na festa, não podendo esquecer de seu melhor derivado, o vinho?

Carolina: A produção de uva hoje em São Joaquim está com um ótimo andamento.O vinho vem sendo reconhecido nacional e internacionalmente,e também isso mostra para o povo joaquinense como São Joaquim pode investir em outras coisas e não só na maçã.
E com certeza deve ser incluída na festa para mostrarmos a todos as coisa boas que São Joaquim produz.

Chaiane: Penso Penso que sim,pois quanto as pesquisas demonstram que o vinho de são Joaquim possui as propriedades dos grandes vinhos produzidos no mundo,razão pela qual tem excelente aceitação no mercado,a festa serve como vitrine para divulgar suas qualidades bem como a goiaba feijoa,o mertilo, dentre outras que também podem utilizar se da festa para serem conhecidas no mercado e ao turista.O vinho alem de trazer charme a festa também possui um papel fundamental no desenvolvimento da região,já que sua produção e responsável por muitos empregos

E o Turismo em nossa cidade, o que vocês tem dizer sobre esse assunto?

Carolina: O turismo em São Joaquim é muito grande,só falta apenas os joaquinenses fazerem parte disso.
No inverno a nossa cidade aparece com freqüência na televisão,temos o frio que chama turistas,só falta fazermos de São Joaquim uma cidade bonita para chamar cada vez mais pessoas para fazerem parte do friozinho gostoso que nossa terra tem.

Chaiane: Embora reconheça que ainda muito trabalho a se fazer nessa área ,São Joaquim possui grande potencial turístico,a cidade mais fria do Brasil,produtora da melhor maça e de vinhos excelentes,tem muito a oferecer aos que nos visitam,seu povo é hospitaleiro e o charme de uma pequena cidade de interior cativa aqueles que nos brindam com sua visita.

Priscila: O turismo de São Joaquim tem um fluxo muito grande principal nos dias da festa da Maçã e no inverno, as pessoas vem em busca do frio,da neve e da hospitalidade joaquinense.

Convite especial feito pelas Meninas.

Carolina: A Festa nacional da maçã desse ano,como falei anteriormente está com muitos atrativos,shows muito bons.
Convido a todas as pessoas para que façam parte dessa festa maravilhosa,com certeza vão adorar,tem a comida típica,o frio que é rigoroso mais faz um diferencial.
Quem gosta de tradicionalismo tem o rodeio, ginetiada,quem quer saborear a nossa maçã terá os stands das cooperativas.
Então para quem quer se divertir compareçam dos dias 16 à 25 de Abril em São Joaquim,na Festa Nacional da Maçã,estarei lá para recepcionar e representar a nossa festa.

Contamos com todos vocês,para essa festa ser perfeita.

Chaiane: A festa da maça é uma celebração.Comemoramos a colheita e confraternizamos com os amigos.São Joaquim os espera para tomarmos uma taça de vinho,saborearmos maças,aquecer mos no fogo de chão e nos divertir com as atrações programadas.

Priscila: Quero convidar a todos para que venham a 18° Festa Nacional da Maçã,em São Joaquim a partir do dia 16 a 25 de Abril no parque da Maçã para saborear o que há de melhor na serra Catarinense.