PRODUTORES rurais, técnicos e pesquisadores do setor da agroindústria participaram ontem de manhã, do Seminário sobre o Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (Suasa). O organizado pelo agrônomo Selênio Sartor e a médica veterinária Lúcia Padilha de Arruda, o evento atraiu público de vários municípios da serra catarinense.
O presidente do Consórcio Intermunicipal de Saneamento Básico, Meio Ambiente, Sanidade Animal e Segurança Alimentar da Amures (Cisama), prefeito de Capão Alto, Antônio Coelho Lopes Júnior, disse que, o propósito do seminário e encontrar soluções e caminhos que ajudem a melhorar a vida do homem no campo.
"De uma forma ou de outra, temos a incumbência e o compromisso com a gente serrana. Só gerando oportunidades no meio rural, vamos melhorar as condições de vida no interior. Por isso foi criado este consórcio e que agora trabalha para fomentar os agronegócios no meio rural", enfatizou o prefeito. Durante o evento foi nomeada a equipe de trabalho que executará à partir de agora a implantação do Suasa.
Selênio Sartor fez uma exposição sobre o Programa de Agroindústria em Rede e sua importância para estimular a geração de renda no meio rural. Foi apresentado também, o projeto de Produção Integrada de Gado, pelos médicos veterinário Caroline Ramos e Nilson Broering. No encerramento do seminário, o agrônomo Alexandre Silva falou sobre legislação ambiental.