Você está visualizando atualmente Caderno Identidades é entregue aos municípios

Caderno Identidades é entregue aos municípios

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Sem categoria

 

     A MAIOR coletânea de bens materiais e imateriais que identificam a cultura da região, foi entregue nesta quinta-feira, aos representantes dos 18 municípios da Amures. O caderno Identidades da Serra Catarinense, com mais de 200 páginas resgata a história e os traços do povo serrano.
Fruto de uma pesquisa de vários meses, o Identidades da Serra Catarinense poderá ter uma nova edição ampliando ainda mais, os bens que identificam a cultura serrana. A gerente de Patrimônio Cultural da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), Karla Fonseca fez um agradecimento às pessoas que se engajaram no projeto e reforçou a importância de reeditar a coletânea.
"Este projeto é só o começou. A entrega do caderno finaliza uma etapa, mas não significa o fim de um trabalho", destacou Karla Fonseca reiterando que o patrimônio cultural está diretamente relacionado a valorização pela população.
Ao todo foram produzidos 600 volumes, onde cada município recebeu 20 unidades e mais 40 que foram repassadas para a Secretaria de Desenvolvimento Regional de Lages e 40 para a SDR de São Joaquim. Os demais permanecerão na Amures para ser distribuído à visitantes e autoridades da região.
A prefeita Marta Regina Góss representou no evento o presidente da Amures, Janerson Delfes Furtado, que não pode comparecer devido a problemas de saúde. E disse que, um povo sem história é um povo sem passado. "Só isso traduz a importância dessa coletânea, ainda mais na abrangência que foi dada à esta pesquisa, desde a gastronoia até os aspectos imateriais".
A segunda região de Santa Catarina a produzir o caderno Identidades foi a Serra Catarinense. O projeto foi custeado pelo governo do Estado em parceria com a Amures e as SDRs. Os profissionais de imprensa que acompanharam a solenidade foram presenteados com um exemplar. O Identidades Serra Catarinense também está disponível por meio eletrônico no site da Amures.
O que foi explicado no evento é que nem tudo que foi levantado à campo, foi possível de ser incluído na coletânea. Também os bens que não foram possível de ser identificados à tempo, poderão ter uma segunda oportunidade. O Identidades da Serra Catarinense passa a ser uma ferramenta cultural extremamente importante.
Desde os pratos como entreveiro, artesanado em couro, lã e imóveis de madeira de uma época em que haviam imensos pinheiros, o caderno propõe a manter viva a história. Mais de 50 pessoas prestigiaram a entrega do Identidades da Serra Catarinense.

Magistério discute plano de carreira

As comissões que coordenam a elaboração dos Planos de Cargos e Salários do Magistério, nos 18 municípios da Amures, terão à partir de agora de analisar e adequar as propostas para a implementação da nova política do magistério municipal. Foi o que definiram os integrantes do Fórum de Secretários de Educação (Forsem), ontem, depois da reunião de lançamento do caderno Identidades da Serra Catarinense.
De acordo com a presidente do fórum, secretária de Educação de Lages, Sirlei Rodrigues, as alterações dos planos tem de ser enviadas ao consultor Luiz Araújo para trabalhar cada caso em separado. "O que temos de produzir é a redação final. Este está sendo o maior desafio já encampado pelo Fórum de Secretários de Educação", afirma Sirlei Rodrigues. O município mais adiantado nesse projeto é Lages que está na segunda etapa do projeto.
Mas até dia 30 agosto todos os documentos faltantes tem de ser remetidos à consultoria e dentro em breve, cada município terá seu próprio plano de carreira. Com isso, a Lei do Piso Nacional será implementada nos municípios. O entrave nesta questão é fazer com que o plano seja viável sem prejudicar educadores e nem comprometer a receita das prefeituras. A discussão do plano regional está centralizada dentro da Amures.