Romaria deve atrair 15 mil fiéis em Bom Retiro

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Sem categoria

 

     FIÉIS de várias regiões do Estado começam a chegar à partir desta sexta-feira em Bom Retiro para a 6ª Romaria ao Santuário Diocesano de Nossa Senhora Aparecida. O evento religioso que é o maior entre os municípios de interior da Serra Catarinense inicia no sábado e se estende até terça-feira (12). A programação da festa que deve atrair este ano, mais de 15 mil pessoas, segundo o prefeito José Antônio Melo.
Dentre as novidades deste ano, está a entronização da imagem de Nossa Senhora de Lourdes, na Gruta do Santuário, prevista para segunda-feira, às 19 horas, numa grande procissão luminosa celebrada pelo padre José Manuel dos Santos.
A programação contempla carreata, bênçãos, missa, procissão, caminhada, cavalgada, passeio de motocicleta, almoço e homenagens diversas a Nossa Senhora Aparecida.
O padre Oldemar José Weber disse que a romaria é o maior foco de turismo religioso da região. "Milhares de pessoas em caravanas e em famílias passam pelo Santuário", afirma.
A festa será aberta neste sábado, com a 5ª Cavalgada ao Santuário, quando mais de 500 cavaleiros devem participar. No domingo acontece a Romaria dos Motoqueiros com previsão de atrair mais de 300 fiéis. A procissão luminosa será na segunda-feira e no último dia, a grande celebração eucarística com o bispo Dom Irineu Andreassa. O ex-bispo Dom Oneres Marchiori fará a missa de encerramento na tarde do dia 15.
A festa marcará a despedida do padre Oldemar Weber, que foi o idealizador e construtor do Santuário. Há 15 anos, ele conseguiu a doação do terreno e com ajuda da comunidade investiu mais de R$ 800 mil na obra que, ainda precisa de acabamentos.
Na colina do Santuário foi construída a imagem do Pai Eterno e a Santa Cruz. Agora terá a Gruta de Nossa Senhora de Lourdes que faz parte do complexo do Santuário.
No ano que vem o padre Oldemar Weber deixa Bom Retiro e passa a atuar na comunidade do bairro Guarujá, em Lages.
A decisão é do comando da igreja na região, mesmo contra a opinião pública dos fiéis. O padre mora no Santuário e fez daquela obra, uma de suas grandes contribuições para a igreja. O prefeito José Melo lamenta que o padre tenha de deixar a comunidade. "Só torcemos que venha um padre com a garra e o perfil do Oldemar", disse.


Romaria na Gruta de Linda Vista deve atrair três mil pessoas

Também em Cerro Negro haverá procissão com benção dos fiéis, celebração eucarística, inauguração do novo pavilhão e show musical com a dupla Gil e Léo na 3ª Romaria em Honra a Nossa Senhora Aparecida, na comunidade de Linda Vista, interior do município.
A concentração religiosa ocorre na Gruta de Linda Vista, distante cerca de 8 quilômetros do centro da cidade. No local, estão sendo aguardados perto de três mil romeiros dos mais diversos municípios da serra catarinense. A programação inicia pela manhã e se estende durante todo o dia. Ás 9 horas está previsto uma carreata com saída em frente à Igreja São Francisco em direção ao local do evento.
Um dos momentos mais esperados e importantes será a celebração eucarística com benção dos fieis, que ocorre ainda pela manhã. Na parte da tarde as atenções se voltam para as apresentações artísticas. Show com a dupla Gil e Léo de Anita Garibaldi é uma delas. A romaria se encerra com um matinê dançante no novo pavilhão, construído com apoio do Poder Público Municipal e iniciativa privada.
De acordo com o prefeito Janerson José Delfes Furtado, o "Téba", um dos maiores incentivadores do evento religioso, tudo está devidamente preparado e a expectativa é a melhor possível. "A infraestrutura do local foi melhorada, o acesso está em boas condições e tudo está sendo organizado com carinho e dedicação para proporcionar tranquilidade e satisfação aos milhares de fiéis que nos honrarem com suas visitas na próxima terça-feira", explanou o prefeito cerronegrense.
A Gruta de Linda Vista ficou conhecida na década de 60, depois que três pessoas dizem ter avistado a imagem de Nossa Senhora, no topo de um gigantesco pinheiro, que existe até hoje no local. O fato se espalhou rapidamente pelas redondezas e a comunidade cristã começou a fazer visitas frequentes no lugar. Pouco tempo depois, uma pequena igreja foi construída com ajuda dos moradores da comunidade. A partir de depoimentos de fiéis que graças estavam sendo alcançadas, o número de pessoas se intensificaram a cada ano. Segundo o prefeito Téba, foi ai que surgiu a idéia de transformar a festa comunitária em Romaria. Conforme o prefeito, no futuro a intenção é construir um santuário no local, contribuindo para reforçar o turismo religioso no município.