Você está visualizando atualmente Mais de 400 pessoas participaram da Conferência de Educação do Campo

Mais de 400 pessoas participaram da Conferência de Educação do Campo

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Sem categoria

 

     MAIS DE 400 pessoas representantes de 19 municípios da Serra Catarinense participaram nesta terça-feira, da primeira Conferência Regional de Educação do Campo. O evento no teatro Marajoara foi promovido pelo Centro Vianei de Educação Popular e faz parte do projeto Desenvolvimento e Cidadania, da Petrobras, cujo objetivo é garantir aos moradores do interior uma educação básica de qualidade, através de um programa de formação continuada de gestores e educadores do campo.
Há vários meses estão sendo capacitados professores e gestores de escolas do interior, em seminários, oficinas e encontros regionais. Da Conferência foi tirada uma pauta de discussões que será levada para abordagem junto à sociedade civil e política. Segundo a coordenadora do evento, Iascara Varela, as proposições foram aprovadas e ficou evidente que o projeto busca dar continuidade e ampliar as atividades de pesquisa e capacitação de professores da rede pública de ensino e gestores municipais de educação para o trabalho com a população do campo.
"Podemos dizer que existe o engajamento muito grande por parte dos municípios, no que se refere a educação do campo. Santa Catarina teve um processo de nucleação na década de 90 e muitos municípios estão revertendo esse processo, por entender a importância da escola do campo. O que se percebe hoje é um compromisso muito grande tanto dos municípios quanto dos profissionais para que a educação do campo seja valorizada e assegurada", explica Isacara Varela.
Ela aponta que a educação é apenas um dos fatores que ajuda a reverter a evasão rural. E que é necessário um conjunto de ações para reverter o êxodo rural. "Por isso estamos trabalhando com educação, movimentos populares e outros agentes que atuam no campo. O campo não pode ser pensado à partir da cidade, mas a partir da realidade do campo", descreve.
A Conferência buscou ainda, abrir a perspectiva de pesquisa sobre Educação do Campo enfocando a cultura e territorialidade, produzindo o perfil sobre as políticas e práticas de educação do campo na Serra Catarinense.